UMA MULHER INTERESSANTE

Pode ser que algumas pessoas não saibam, mas Maitê Proença é campineira, nascida e criada por boa parte de sua adolescência aqui, até as tragédias abaterem e a levarem embora.

Falo dela hoje, não com o orgulho de ser conterrâneo, não por isso, por que teria que dividir a atenção com Claudia Raia, Fausto Silva e tantas outras personalidades do mundo artístico, mas pela mulher que descobri que é ao longo desses anos.

Sua biografia, acreditem é um dos melhores livros que li ultimamente. Uma narrativa inteligente de uma experiência de vida passada aos leitores com tanta verdade que até nos faz questionar se fora ela mesmo que escreveu, ou se não passa de uma ficção.

A vejo as vezes no meio daquelas mulheres chatas do “Saia Justa” e fico dizendo: saia daí, vá pra outro lugar...mostre mais do que as pessoas vêem nesse programa tendencioso e vazio.

Pois Maitê saiu, e veio, e ta em Passione.

Não sei o que me faz admira-la hoje, sendo que conheço seu trabalho há tantos anos. Desde o inicio de sua carreira, do personagem que fez ao lado de Mario Gomes em “Guerra dos Sexos”, da sua “Dona Beija” da Marquesa de Santos que a fez ganhar as paginas da Playboy num ensaio como poucos, que trazia alem das paginas centrais, um encarte todo dedicado a ela.

Quando fiz desenho artístico os nus que desenhava para “aprender”...rs rs rs...eram sempre os seus, e da Sonia Braga. Não sei por que mas ambas me atraiam para o desenho, algo que chocava uma secretária evangélica da escola que devia me achar um adolescente tarado. O professor pelo contrario só incentivava.

Assistindo “Passione” esses dias, vi uma mulher linda, de meia idade, transbordando sensualidade e com um personagem que a remete a Sonia Braga nos áureos tempos. Pode ser que nada tenha a ver, mas a impressão que tenho de sua personagem na novela é a mesma do filme “ A dama do Lotação”, de 1978, baseado no texto de Nelson Rodrigues (de quem falarei em breve), direção de Neville de Almeida. Uma mulher decepcionada com o marido que faz sexo com homens estranhos usando sempre um tipo de ônibus (lotação era a denominação antiga para o transporte coletivo). Maitê é mais refinada, talvez a Solange (nome do personagem de Sonia Braga) do século 21.




Maitê Proença merece mais reconhecimento do que dão. È uma mulher inteligente, e vivida. Não se pode tirar isso dela. Viveu seus dramas como o assassinato de sua mãe pelo pai, e tantas outras coisas horríveis que presenciou, e sobreviveu. Teve seus homens, foi desejada por um país inteiro, foi e é uma das mulheres mais bonitas que a TV criou.

Nunca me esqueço de uma cena da novela “Jogo da Vida “, que Maitê e Carlos Augusto Strazzer ( morto, vitima de AIDS em 1993) sentados a meia luz numa sala protagonizam uma seqüência sensual/erótica com um pode de pêssegos em calda. Rs rs rs...confesso, que era uma novela das 7, mas aquilo pra mim foi mais que um pornô. E não apareceu nada alem de beijos e pêssegos...rs rs rs.

Abração a todos...boa terça

21 comentários:

Robson Schneider disse...

Rafa li os dois livros da Maitê, visito o blog dela e concordo 100% com tudo que disse.Gostava do saia justa na época da Marisa Orth e da Rita Lee, Fernanda Young, depois, especialmente quando entrou a chata da Marcia Tiburi eu passei a desgostar do programa.Voltando a Maitê, penso que ela fica por ali meio que "Se elas soubessem o que penso de verdade..."
Grande abraço!

Cris Medeiros disse...

Olha eu gosto muito da Maitê, ela é uma mulher madura, mas muito atraente ainda, tanto por dentro quanto por fora... Agora deixa eu fazer uma defesa! Gosto da Márcia Tiburi e sua opiniões loucas... ahahah

Belo post querido! Vc pelo jeito é um admirador das mulheres como eu! Acho as mulheres bem interessantes, só não consigo transar com elas... ahaha


Beijocas

Madame Mim disse...

Muito bom!
Ela realmente está muito sensual em seu papel, principalmente porque, que mulher não gostaria de fazer exatamente como os homens fazem? Usam e depois fala para esquecer que nunca mais, mas para nós mulheres o sentimento sempre fala mais alto...
Minha avó contou que a mãe estava na cama com o amante, quando o pai a matou ...Muito triste que essa mulher viveu, com certeza é uma guerreira.
Bjs

. disse...

Maitê Proença? tô dentro...

Carmen disse...

Oi Rafael, cabei de conhecer teu blog menino, e posso ser sincera? Eu A-mei viu? Te vi laaaaaaaaaaa no blog da Cris "mundinho violeta", um charme só seu blog. Bjoooos pa tu viu?

Visão disse...

Eh verdade, esse papel dela tá provocante. E pronto para ser atacado pelos defensores da "moral e dos bons costumes" [pausa para vômito].
Em alguma s entrevistas, eu a vejo como uma pessoa insuportável e prepotente, talvez impressão minha, mas anda comparado a Susana Vieira.
Mas vc conseguiu me desperta a curiosidade de ler esta biografia. fato!

PS: assisti o 5º episódio de Glee, comecei no episódio erra, né? mas estava passando em algum canal da sky. Não gostei não. Achei sem sentido. embora gostei da música.

Três Egos disse...

Sabia que ela é de Campinas porque tenho uma amiga daí tb e, ao assistirmos a nova novela, ela comentou até que conhecia onde ela morava antes do assassinato pq um ex dela morava perto. Realmente não conhecia o trabalho dela, só sei que ela é muito famosa e ponto! Legal saber mais de artistas!

Abraço!

A Pimentiinha disse...

Rafaa

Maitê é Maitê e ponto né?
Todos os papés dessa mulher, mesmo quando ela coloca o 'humor' dela pra fora são muiiito bons!!!
Ela é demais!

Ahh procurei na net o Glee e tem umas musicas muiiiito boas cara!
Onde acho ele completo? Tipo por episódios e tals? Algum canal por assinatura?

xerO Rafa!

Anônimo disse...

Fala Rafa!
Vi umas poucas cenas da Maite na nova novela, mas ela está linda e super sensual, além de ser uma ótima atriz, ela não é do tipo só bonitona!
Não sabia que ela havia saido do Saia Justa, assisto o programa e tava achando que tinha algo estranho por lá...
Abraço!

Arsênico disse...

Realmente... a personagem vivida por ela em 'Passione' não poderia ser interpretada por melhor atriz...

Linda... Sexy... e Inteligente...

Também a admiro muito!!!

***

xD

Marcelo Moraes disse...

Rafael, sempre vamos achar que as personalidades as quais admiramos têm pouco reconhecimento ou espaço.
Não acompanho o trabalho de Maitê, mas vi a sua entrevista no programa Mais Você, o qual ela falou de quase toda a sua história, e ficou bem mais interessante o programa, pois foi o único momento em que ela fez a Ana Maria parar de falar asneira rss

Abraço.

Marcos Eduardo Nascimento disse...

Eu gostei mais do segundo ensaio para a Playboy. A nudez dela em Dona Beija, foi algo libertador, polemico e rendeu otimos pontos para a TV Manchete. Gosto de ouvir as historias dela no saia justa (certa vez, disse que nos anos 70 viajou ao Afeganistao). Jah pensou, estar naquele pais nessa epoca?! Ela tem muita historia pra contar! As vezes, percebo que ela gostaria de sair correndo dali. rsrsrs.

Abraços.

Andrea disse...

Oi Rafael, pra te falar a verdade conheço bem pouco sobre Maitê, posso dizer que conheci mais sobre ela aqui no teu Blog, sobre o livro Biográfico legal saber que é bom, pois sou uma devoradora de livros, adoro ler, e ultimamente isso tem sido pra mim tuuudo!.O que conheço de Maitê, são alguns dos seus poemas, lindos por sinal.

Agora vou também responder pra você por tópicos:

1- Fiquei assim, muito feliz pela comparação, digo, lembraça súbita rs, por Wassily Kandinsky, é assim o meu preferido , o Abstrato em sua arte é algo assim fascinante, tem vida, eu sou apenas aquele pozinho que passou perto de um dos seus quadros, mas obrigada, fiquei feliz pela lembrança.:)

2- Obrigada pela visita, amigos são sempre bem vindos.

3 - Janis? tem medo? rs pq? gosto de algumas canções dela...

Pode fuçar, o Tudo é público pra isso...!

:]

Abrcs*

Marcelo Stanzel disse...

Maitê Proença é uma das poucas atrizes que podemos facilmente atribuir o "adjetivo" FODA!
Entrou no meio em "Caminho das Índias" para interpretar a Nanda, enganada por outra atriz foda, Letícia Sabatella, vivendo Yvone. E agora dá vida a Stela, e pelo visto, a traição vai rolar a solta.
Não sabia que ela nasceu em Campinas. Parabéns pelo post Rafa!

abração!

Marcos disse...

Rafa eu adora a Maitê, acho ela linda, inteligente, talentosa quase que ela poderia ter nascido no Rio de Janeiro..rs...rs...rs

Não li o livro dela mas ouvi... porque tenho um amigo que leu e narrou tudo para mim, ai... perdi o interesse...rs.. (brincadeira) quero ler sim!

Ela não é uma atriz de grandes performances, mas ela é dona da cena. Ela é como costumo dizer de mulheres muito bonitas... constrangedoramente bonita.

Abçs e ahhhh selinho pra vc no meu blog!

SAL disse...

ADOOOOOOOOOOOORO a Maitê!

(adoro vc tbm! perdoe a falta de presença aqui! to doooida pra conversar, contar como foi sampa, perguntar sobre a vida... mas to tendo dias estranhos! o tempo não tem sido meu aliado, e isso tem me atrapalhado um monte!)

Acho o maximo a forma com que vc expõe sua opinião sobre os trabalhos da atriz.

E concordo com tudo! Principalmente, na falta imensa q ela faz no Saia Justa.

Bjo

A Pimentiinha disse...

poow briigaaadaaa pelo link!!!
vou baixaaarr! uhuuu!!!
\o/

ótimO diia!

xêro

Cris

Karina disse...

Mesmo sendo mulher, concordo que a Maitê Proença é uma das mulheres mais bonitas do Brasil e realmente sua Dona Beja marcou época. Sobre sua personagem na novela, acho que o Sílvio de Abreu pode ter encontrado inspiração no filme "Vestida para matar", de Brian de Palma. No início do filme, a Angie Dickinson surge do mesmo modo que a personagem da Maitê agiu numa das cenas que vi na novela. Sobre o filme, vale a pena uma espiada. Bjs, Karina.

Renata Peixoto disse...

Ah! Agora eu vi que vc realmente é fã da Maitê!!
Li seus livros e gosto da participação dela no Saia Justa, mas como atriz ela não me convence de jeito nenhum.
E cá entre nós, tomei uma "implicanciazinha" desde que deixei um exemplar do meu livro numa caixinha super bacana na portaria do prédio dela (quem não sabe que ela mora no Chopin, né?)e pouco tempo depois mandei um email perguntando se ela havia recebido e ela disse que não se lembrava porque recebe muita coisa em casa...ah! Fala sério, né? Pode ate não ter aberto a caixa, mas lógico que recebeu. Me pareceu estrela demais. rs
Beijão

Lou Albergaria disse...

CONCORDO COM VC!!!

SEMPRE ADMIREI MUITO AS PERSONALIDADES DESSAS DUAS ATRISES! SÃO MARAVILHOSAS!!!

A DAMA DO LOTAÇÃO É UM CLÁSSICO ANTOLÓGICO! Absolutamente sem comentários.

Em relação à cena dos pêssegos tb assisti; amava aquele ator!!! Ele foi inesquecível! PENA QUE A TV NÃO REPRISE AQUELAS NOVELAS EM QUE TÍNHAMOS GRANDES ATORES COMO PROTAGONISTAS...

E Maitê é absolutamente singular, como boa aquariana,não é mesmo? Aliás, como todo bom aquariano.

Na adolescência, atravessou a Europa e a ÍNDIA apenas com uma bolsa atavessada junto ao corpo e duas saias indianas. Á noite, ela lavava uma na pia do banheiro para poder usar no dia seguinte... Admiro demais essa LOUCA LIBERDADE que só os aquarianos autênticos conseguem experimentar...

Excelente sua resenha!!!

PARABÉNS!!!

BEIJO DE DAMA DO LOTAÇÃO pra vc.... Lembra-se daquela cena em que a Sônia e o Roberto Bonfim vão para debaixo daquela cachoeira?!!!
Esse filme ajudou a (des)formar minha personalidade...
Sônia absolutamente ETERNA...
A PRIMEIRA-DAMA DO NOSSO CINEMA ETERNAMENTE... ENQUANTO A FERNANDONA É A PRIMEIRA-DAMA DO NOSSO TEATRO E GLÓRIA MENEZES DA NOSSA TV.

Ler vc é muito bom!!! NÃO PARA...NÃO PARA...

Elaine Gaspareto disse...

Olá!
Concordo com o texto. Tenho Memórias inventadas e é um relato pungente e ao mesmo tempo doce e vitorioso.
Ela é linda, embora não seja das minhas atrizes preferidas. Mas a mulher por trás da atriz é mesmo admirável.
Beijosss