PONTUALIDADE

Acho os britânicos extremamente antipáticos, mas confesso que admiro o compromisso com a pontualidade que eles têm.

O povo brasileiro tem o péssimo habito de não chegar aos encontros sejam eles quais forem, no horário estabelecido. Pô se o horário esta marcado para as 15:00 hs, esteja lá as 15:00 hs.

Não se tem respeito com horário em nenhum lugar nesse país. Consultas medicas são agendadas, mas quando você chega no consultório da de cara com trezentas pessoas que chegaram antes e que aguardam a vez. Então não é consulta agendada, é fila de liquidação do Magazine Luiza, quem chega primeiro consegue o melhor horário e as melhores mercadorias.

Esse atraso convicto do brasileiro é moda. As pessoas imaginam que se um almoço começa em determinada hora, pode chegar 1 ou 2 horas atrasado....Não...Não pode. Se o almoço está programado, é uma falta de respeito com os donos da casa, que se prontificam a preparar tudo para aquele horário. E o pior, às vezes por causa de uma ou duas pessoas, varias outras são obrigadas a esperar.

Tem gente que gosta de chegar atrasado. Faz bem para o ego a entrada triunfal. Eu quando me atraso, entro no local de fininho sem que me percebam, por que morro de vergonha de não obedecer à pontualidade.

Ouvi há um tempo atrás da mocinha que corta meu cabelo que a secretaria dela está autorizada a marcar todas as pessoas que queiram um horário, mesmo que eles fiquem encavalados. Então novamente tem-se a certeza que você não será atendido quando chegar. Fico puto com isso, por que meu horário é restrito, e ir a um salão cortar o cabelo e ter que esperar um monte de mulheres esticando cabelo, com aquele barulho ensurdecedor de secadores é desagradável. A primeira vez que fez isso comigo, aguardei por 30 minutos, com aquela cara de bosta, de quem ta com raiva. Na segunda vez, fui embora. Na terceira avisei que se tivesse que esperar não voltava mais. Como sou um cliente de anos, agora quando chego, espero no máximo 5 ou 10 minutos.
O cumulo dos atrasos é aquele quando se marca o compromisso com alguém desconhecido e o deixa esperando. Desagradável ao extremo. Pior que isso, só quando se cancela o encontro na ultima hora, quando a pessoa já o aguarda no local.

Enfim. Não sei de onde vem esse comportamento do brasileiro. Tenho pra mim que é falta de educação, misturada a falta de respeito, temperada com a vontade de aparecer...rs rs rs.
Boa terça-feira pontualíssima para todos.

Abraços

PS.: eu não publico comentarios anônimos, mesmo que sejam simpaticos. Quer faalr comigo no blog. Assine o nome embaixo...ok.

12 comentários:

Lobo disse...

Então você ia me odiar. Tenho problemas sérios com pontualidade hahaha

Ana Flávia disse...

Ah! ainda está em tempo de vc me desejar feliz aniversário, já que sou sua leitora pontualíssima...rs
sabe o que me deixa aborrecida?? consultório médico... oh, povinho que não sabe o que é horário!
Beijos e ótima terça para vc!

Unknown disse...

Também não gosto dessa falta de respeito não. Nas reuniões da CIPA, últimos exemplos recentes, tenho me levantado e ido embora mesmo que não tenha acabado. Marcou das 10 às 11h? É quando estarei disponível.

Karina disse...

Rafael,
Dessa vez parece que você leu meus pensamentos. Tenho exatamente a mesma opinião que a sua em relação a horários. Pior do que não cumpri-los é quando a pessoa marca com você e nem tem a cara-de-pau de desmarcar em cima da hora.
Um beijo, Karina.

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Adoro a pontualidade, sou extremamente pontual, mas, só me topo com atrasados kkkkk

adorei o texto!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Odeio todo e qualquer desrespeito principalmente este ... ontem briguei feio com o meu Dentista [já a 30 anos] ... me deixou esperando 1 hora ... ah! perco as estribeiras mesmo ...

bjux

;-)

Sandra disse...

Concordo plenamente!
Não me atraso... sempre procuro chegar antes e, se não consigo, sou pontual.
E ODEIO esperar!

Beijo, Rafa!

Cris Medeiros disse...

Fecho contigo. Sou pontual. Posso até me atrasar uns 10 minutos, mas fico angustiada de saber que a pessoa está me esperando.

De todos o que mais odeio é médico que marca consultas de 15 em 15 minutos. Em 15 minutos não dá nem pra ele cumprimentar o paciente, quanto mais consultar. Resultado é que ficamos 2 horas esperando.

Eu estou saindo de um médico do meu plano de saúde e pagando um médico particular, porque a última vez que fui nele fiquei 2 horas e 35 minutos esperando. Jurei que não voltava mais.

Beijocas

Cris disse...

Xiiiiiiiiiiii, ele tá bravo!.......rsrsrsrs
O P.S foi tão sutillllllllll.....kkkkkkkkkkkkk

Certíssimo. Já publiquei comentários anônimos e me arrependi e sei de gente que escreve anonimamente no seu próprio blog pra fazer "sensação". Juro que isso é verdade! Pobreza assim é F.........rs

De volta para o começo, eu sou hiper pontual. Absolutamente pontual. Odeio que esperem por mim e não me façam esperar, porque eu vou embora e mando à merda; a não ser que haja uma boa causa por trás do atraso.
Concordo com tudo que vc disse aqui.
Tem gente que acha que vai abalar caso chegue em uma festa atrasado. Não sei a lógica. O máximo que vai acontecer é ficar com os "restos" de tudo.....kkkkkkkkkkkkkkkk

To maldosa hoje!..........rs

Beijos, Bonitinhoooooooo ! ( que não é fantasma)

Patrícia ds Lozano disse...

Ainda bem que desse mal eu não sofro... odeio esperar e por isso não deixo ninguém esperando, acho isso uma tremenda falta de respeito...
Parabéns pelo post, gostei muito (como de todos os outros)...


bjos

Ro Fers disse...

Em termos de atraso, os brasileiros são fodas, pois não levam tanto a sério os horarios...
Pior que eu destesto chegar no horario, pois devido aos atrasos alheios, os compromissos nunca começam nos horario combinado...
Abraços

She disse...

Obaaaaaa! Amei e concordo contigo em absoluto! E o mais impressionante é que qdo reclamamos do atraso parece que o errado somos nós, aliás no Brasil há uma inversão de valores incrível, então atraso tb está nessa...
Em relação a atrasos em consultórios costumo dizer que tem uma cadeira na facul de medicina que é: "o que significa para o seu ego deixar a sala de espera lotada" (kkkkk)
Bjo, bjo!
She