Tenho um apego pelo saudosismo, confesso. Não vivo do passado, não sou museu, mas em alguns momentos imagens, cheiros e principalmente musicas me remetem a longínquos caminhos já passados.
Dias atrás estava fuçando nos canais da TV quando parei instintivamente no Multishow no exato momento que dedilhavam no teclado de um piano a musica incidental do clipe “Dancing Queen” do ABBA.
Fiquei observando o quanto aquilo me lembravam bons tempos , fim anos 70, inicio da década de 80. Os trajes, a formatação do vídeo clipe e principalmente o tipo de acordes tão característicos daquela época. Numa breve pesquisa descobri que ainda vendem cerca de 3 milhões de discos por ano. Isso por que a carreira e lançamentos de LPs inéditos não completaram mais uma década. O ABBA foi criado em 1972 e 1982 lançava seu ultimo disco, mesmo assim é uma das bandas mais conhecidas do planeta.
Não há quem não tenha dançado ou ouvido alguma musica, que não tenha visto algum clipe. Para aqueles que passaram dos 30, rever as imagens do quarteto e vislumbrar seus vídeo clipes carregados de inovações para época, é um deleite.
Nunca mais quiseram aparecer juntos depois que a banda se desfez ainda na década de 80. Em 2000 foi oferecido um cachê bilionário para uma apresentação única. Todos se negaram a um revival da banda. Até compreensivo, visto que deixaram os palcos jovens, bonitos, no auge do sucesso. Voltar tanto tempo depois, iria macular a imagem tão bem construída comercialmente. Os fãs não gostaram da ideia, mas acredito que respeitaram.
As musicas do ABBA foram exaustivamente tocadas no cinema. Priscilla Rainha do Deserto, clássico cinematográfico dos 90, trouxe de volta a banda e a propagou pelo mundo. Numa trilha sonora repleta de outros sucessos, Mamma Mia, interpretada por dois astros do cinema Terence Stamp (Bernadette) um dos grandes vilões de Superman 2 e Hugo Weaving o cruel replicante de Matrix é um show aparte.
Dúvido que na casa de todo mundo não rolou um disquinho ou cd do ABBA GOLD...rs rs rs. Atire a primeira pedra quem nunca ouviu.
Abração e boa semana a todos.
13 comentários:
Eu adoro Abba, mesmo o grupo tendo chegado ao fim quando eu tinha 01 ano de idade.
Por isso mesmo adoro o musical Mamma Mia, só pra poder cantar todas as músicas junto.
Fiquei saudoso aqui com esse post.
Dancing Queen me remete ao filme "O casamento de Muriel", que eu achei bem legal à época, e foi por essa razão que comecei a gostar dessa música. Mas entendo perfeitamente quando você fala em saudosismo em relação à música, pois, para mim, ela faz uma ponte perfeita com as minhas lembranças, mesmo que eu não identifique o ano exato. Outro dia ouvi "All I wanna do", com a Sheryl Crow e viajei para os meus 16/17 anos. Isso já faz algum tempo, mas não importa...rs
Um beijo, Karina.
Eu amo despudoradamente Abba ... marcaram a minha vida e não tenho nenhuma vergonha e assumir isto ...
PS: Foto nova eim? gatão mesmo!!
bjux
;-)
É difícil entender porque o grupo foi desfeito ainda tendo tanto sucesso a viver pela frente. Mas importa mesmo o legado que ficou.
Bjs.
Post perfeito, perfeito.
Eu confesso que hoje em dia gosto menos, mas no começo dos anos 90, ali pelos meus 16, cheguei a brigar com um amigo pq ele me zoou pq eu gostava de ABBA (e outras músicas dos anos 70)-- retruquei que eram infinitamente melhores que os pagodões que ele gostava, rs.
Eu ainda gosto muito de "Knowing me, knowing you", mas "Dancing Queen" mesmo eu não dou conta mais não.
Abração rapaz!
Eu gosto demais...principalmente de Dancing Queen.
abraços
abba é tão legal.
bom é q nunca morre.
eles são o q salvam o mamma mia!
huahuahuhaua adooooroooo principalmente revisitado em Mamma Mia, ainda mais que me lembra uma viagem incrível para Londres...
Começou a semana astral, espero que me contagie djá! Beijos e Happy Valentine Day! =D
se eu ouvia abba? eu ainda ouço abba! heheh
gostei do espaço! conheci pelo blog do humberto. abraços!
Jamal, não posso atirar pedras, rs
Gosto/ava do Abba e me trás saudades quando ouço. Bela lembrança.
abs
Jussara
Eu adoro qualquer música da época ABBA.
Quando passa o cd que a Som Livre vende então, faço do comercial minha pista de dança rs.
Abraço!
AMO ABBA!
You are the dancing queeeeennnnn.... young and sweet, only seventeeeennnn
Ah, que saudade dos meus seventeen.... kkkkkkkkkkk
Beijos!
Eu adoro o ABBA, embora me lembre um tempo em que eu era criança e não tinha a dimensão exata do que rolava a minha volta naquela época. É uma saudade boa, gostosa e por isso sempre escuto o cd ABBA Gold que tenho aqui, confesso... Nas festas, Dancing Queen sempre rola e todo mundo dá um grito. Quem tá sentado levanta na hora. Abraço meu amigo!
Postar um comentário