UM BOM DIA BRASIL

Assistir o “Bom dia Brasil” é uma rotina diária. Acredito ser um telejornal mais informativo nas questões políticas e econômicas, e com o porem de ter Renata Vasconcelos na bancada. Na minha opinião a mais bonita das apresentadoras de telejornais da TV. Simpática, com ótima dicção, e charmosa ao extremo.

Claro que dividir a bancada com seu xará Renato, garante maior credibilidade ao programa. Tirando a medonha da Miriam Leitão e o chato do Escobar o jornal fica quase perfeito.

Mas há falhas de editorial para um programa matinal. Falar de economia, nacional, internacional, de clima, esportes, e tantos assuntos amenos é o que garante um público fiel, mas quando esbarra nas atrocidades, nas desgraças mundiais acredito que a linha tênue do mau gosto é atravessada.

Hoje pela manhã mostraram um acidente com caminhões numa rodovia o Espírito Santo. Tudo bem, informação. Mas mostrar o resgate de uma criança de 2 anos toda ensangüentada, única sobrevivente de uma família onde a mãe e outros dois irmãos morreram é chocante, desnecessário e agressivo para um horário matinal.

Começar o dia tendo esse tipo de informação e imagem nos deprime. Um momento do dia que informações positivas só nos ajudarão tentar resolver pendências é o que se espera de programas jornalísticos.

Mas não há escapatória. Caso queira assistir ao telejornal da Record, por exemplo, será bem capaz de adicionarmos cianureto ao café da manhã tamanhas desgraças apresentadas por la. Fora que o gordinho que apresenta é aflitivo, por que fica em pé no cenário, falando alto, dentro de um terno apertado estrangulando o pescoço e suas papadas. Terrível!

Não adianta fazer a mentalização de que você será feliz no dia, se alguém te joga na cara uma desgraça com crianças, que é o que mais perturba.
Enfim...tentemos seguir o dia torcendo para que só coisas boas aconteçam, noticias felizes sejam dadas e chefes simpáticos, de bem com a vida e dispostos a nos dar aumento, férias e bônus extras...rs rs rs.

Bom dia a todos.

11 comentários:

Karina disse...

Concordo que o Bom Dia Brasil seja um bom telejornal e que a bancada seja ótima. De fato, a Renata Vasconcelos é a melhor, porque é difícil aturar os excessos e o sotaque da Ticiana Villas Boas. Sobre mostrar o resgate de uma criança isso atende ao "Padrão Globo de Qualidade". Lembro-me bem que quando aconteceu a tragédia no Morro do Bumba em Niterói a Fátima Bernardes, com o trench coat da Burberry dela, se prestou a ir até os desabrigados para perguntar o que as pessoas estavam sentindo. Será que precisamos mesmo ver essas cenas? Até quando aguentar a exploração da miséria alheia visando o aumento do IBOPE? É por essas e outras que mesmo correndo o risco de ser chamada de alienada, venho prefindo ler as notícias ao invés de aturar William Bonner e Fátima Bernardes e outros (até porque na Globo a informação vem incompleta).

Unknown disse...

Por isso tenho evitado telejornais, mesmo os mais "light". Prefiro a homepage do uol/terra, tudo à distância segura. E mesmo que o Renato seja gostosão, abstenho-me.

Hugo de Oliveira disse...

Gosto muito desse jornal...a Renata é linda....gosto dos comentários do Alexandre.


abraços

Hugo

Madame Mim disse...

Rafa
Também gosto muito do Bom dia Brasil quando tenho oportunidade de assistir, a Renata sem dúvida é tudo isso que falou...
Na verdade eles querem prender o publico pela desgraça alheia e isso é uma cultura terrivel nos noticiários brasileiros.Em alguns países mais desenvolvidos, procuram não fazer isso, justamente para que não caia a auto-estima e até mesmo a confiança no país em que se vive...
Fico bastante tempo sem ver os jornais, porque inevitavelmente absorvo estas coisas como um imã...Ainda mais quando envolve crianças, fico sempre pensando nas minhas e me dá uma aflição, uma angustia danada...
BJS

Flávia Batista disse...

Oi Rafael, concordo inteiramente co você.

Acho o jornal muito bom. mas, as vezes,acho que eles perdem um pouco a linha da sensibilidade para o horário em que o programa é exibido.

bjs

o Humberto disse...

Ruim de manhã, ruim de noite. Ontem fiquei de cara com o "Jornal da Globo". É incrível como piorou com o William Waack, parece a versão televisiva da Veja.

Muito boa sua crítica.
Abs.

o Humberto disse...

Pra não dizer que não há saída, não vi o "Bom Dia Brasil", mas acabei vendo esta matéria na Ana Maria Braga, que achei bem bacana e fez até pensar um pouco:
http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1611092-10345,00-TEM+VISITA+MAIS+VOCE+PERCORRE+UM+BRASIL+POUCO+CONHECIDO.html

Normalmente tira-se onda com a cara da apresentadora, e ela dá motivos pra isso, mas o "Mais Você" quando quer costuma ser bom e ter assuntos mais apropriados pra se assistir de manhã que as tragédias e a cara feia da Míriam Leitão.

D. Martins disse...

É Rafa, concordo com vc. Tem hrs que determinadas noticias já bem cedinho pela manhã, só deixa o dia mais tenso ainda!

Po, existem coisas importantes de se saber ao começar o dia, mas não apelar para determinados assuntos, me deixaria bastante satisfeito!

Abraçoooo meu querido!!!!

Anônimo disse...

HAUshaushausha... só rindo mesmo...

Eu adoro o gordinho da Record, todos eles, acho que a Globo traz um falso glamour que não existe nas ruas, na notícia, eu não quero saber de notícias internacionais antes de saber o que aconteceu na esquina de casa...

Sobre ficar deprimido, realmente acho que não seria esse o objetivo, mas se ao menos as pessoas ficarem indignadas e pensarem em como podem ajudar ou o que fazer para melhorar toda essa situação acho que está super válido...

Tantas pessoas que se chocam logo cedo, que trabalham em pronto socorros, IMLs, ou empresas sendo humilhados ou são peões e ficam espremidos no metrô... isso é que choca... o que não podemos é deixar de encarar nossa realidade... Acho bem melhor mudar o Brasil para não ter esse tipo de notícia do que fechar os olhos para elas! :D

Bjuuu!

Sandra disse...

Oi, Rafael!

Eu também assisto ao Bom Dia Brasil todos os dias. Realmente é muito melhor do que muito jornais na tv.
Mas também fiquei chocada ao ver aquela cena hoje de manhã. Foi muito forte e, de fato, acho que não precisávamos daquele momento. Saber do que houve já havia sido doloroso o bastante... ver, então, foi terrível.
Mas ainda bem que não é sempre que isso acontece no BDB.

Beijo pra vc e ótima semana!

Tathiana disse...

Evito telejornais. Fico muito deprimida!
Bjs.