AS NOVAS VOZES

Acredito que a Musica brasileira se enquadra entre as melhores produzidas no mundo, se não for a melhor. Só lamento que a indústria fonográfica nacional dê atenção a números e não a talentos. Mesmo assim, nos últimos anos apareceram personalidades musicais que conseguiram conquistar e firmar seu espaço no cenário musical.

No inicio quando surgiu Maria Gadú, e a imprensa toda babou sobre ela, confesso que senti certa repudia. Aquele Shimbalaie chato que tocava sem parar nas rádios, na novela, nos shoppings, me irritou por demais, mascarando o talento da jovem. Passado o frison, me propus a ouvi-la com outras intenções, e aí sim gostei do que vi.

Apesar de ser mais uma imagem “alternativa” da MPB, que já coleciona Zelia Duncan, Ana Carolina, Gal Costa, Maria Bethania, Marina Lima, Adriana Calcanhoto e tantas outras, me pergunto: é pré requisito pro sucesso? Ou será que as “femininas” como Marisa Monte não são bem aceitas. Tudo bem que a delicadeza exacerbada de Sandy chega a enojar, mas poderia ter um meio termo. Nem Angela Ro Ro, nem Wanessa.


Mas independente disso, estou em fase de simpatia por Maria Gadú.

Gosto da voz, do jeito moleque, da simpatia com que aparece na mídia. Espero que perdure o sucesso e que tenha talento suficiente para se manter na lista seleta de celebridades musicais.

O que talvez não entenda é a histeria coletiva por um jovem como Luan Santana. Não sei o que ele canta, não vejo graça na sua figura. Acho muita especulação por nada. Neste sábado passado a TV estava ligada no programa da Xuxa enquanto distraído organizava alguns DVDs. Lá estava o garoto em meio a fãs histéricas que disputavam alguma coisa em relação a ele. Em cada pergunta, se não me engano ele cantava “ a capella” uma musica do seu repertório.


Nunca vi algo mais sem graça, sem talento, sem noção do ridículo. Xuxa com sua vozinha fraca poderia dar um show se cantasse ao vivo. São essas atitudes da indústria que me deixa puto. Tanto talento por aí. Tanta gente boa, e o povo aposta nesse garoto amorfo, que ainda não descobriu a que veio. Nada contra ele, não o conheço, não sigo sua carreira. Apenas acho injusto que outros jovens mais capazes fiquem anos cantando em bares na noite, enquanto o Justin Bieber tupiniquim arranca gritos histéricos de meninas psicóticas, com baladinhas pseudo sertanejas.

O contra ponto que faço entre Maria Gadú e Luan Santana é justamente para exemplificar que o talento no Brasil é tão subjetivo como gostar de pitangas. Ninguém sabe onde tem, onde compra, mas todo mundo gosta. Dizer que é fã desse menino chega a ser uma ofensa. Dizer que é fã de Maria Gadú é querer ser pop. Ambos ainda tem chão para mostrar se podem ou não permanecer em voga. Por isso acredito que no tempo, nos próximos Cds, nos trabalhos que estão por vir. E nessa aposto que Maria Gadú vença o páreo. Questão de lógica, talvez.

Nessa, fico com a Fernandinha Takai. Pronto. Gosto dela e acabou.

Boa terça a todos. Abração.

11 comentários:

Arsênico disse...

E um cenário musical onde "Restart" ganha o prêmio Multishow de melhor música do ano... não há o que se esperar viu amigo...

Eu confesso que adoro essa vasta e diversificada gama de cantoras da MPB... e Maria Gadú me conquistou desde Shimbalaiê... exatamente por esse jeito moleque de ser... pela simpatia... e pelo talento que transborda aqueles lábios virgens de batom [batom próprio... lógico]...

O que foi aquele dueto com Caetano Veloso?... e a versão perfeita de "Me ne quite pás"?... Ela veio pra ficar... fico feliz por isso!!!

agOra Luan Santana?... Prefiro não comentar... e olha que o garoto é daqui do meu estado... e ficamos felizes quando alguém se destaca no cenário nacional... mas Luan Santana?... Deixa quieto!!!

***

aBraço!

;-)

Renato Orlandi disse...

Eu penso que o lado comercial ainda fala mais alto do que o talento, para compor ou cantar. Tem tanto lixo pornográfico ou duplas que brotam da terra e as pessoas ouvem mesmo!!!

Sidney disse...

A música brasileira se resume na MPB antiga e ainda assim pra tocar EM FESTA DE CASAMENTO!!!!

Tathiana disse...

Concordo com vc, tem q esperar pra ver... Mas não sei o q esse povo tem com esse tal Luan. Não vejo nada demais nele.
Bjs

Atitude: substantivo feminino. disse...

A Maria Gadu é excelente mesmo...e quem ouvia a musiquinha irritante do shimbalaê fanho nem imaginava...)eu pelo menos) Ela me surpeendeu! Concordo com vc..a Fernanda Takai é uma fofa...linda, voz lindinha e escreve super bem...
Agora vc tocou num ponto interessante..acho que já parte do princípio que elas devem perder parte da feminilidade rsrsrsrsrs

Autor disse...

Gosto da Gadu e odeio o Vesgo Santana. Temos gostos semelhantes, viu só!

Falando em Fernandinha Takai, ouviu o novo do Pato Fu, o só com músicas 'de criança'?
Tão gostoso esse cd novo.

Abração

André Mans disse...

O Brasil tem muita farinha ainda pra comer... A época de ouro passou há anos e Luan Santana pode ser um bosta mas ele é hoje o cachê mais caro da indústria.

Edilson disse...

Superconcordo. O Brasil infelizmente muitas,muitas vezes não dá o valor REAL a um artista. A massa conhece Calypso, Luan Santana, Victor e Leo, Zeze di Camargo e Luciano, mas desconhece Roberta Sá, Tereza Cristina, Paula Lima, Fernanda Takai e tantas outras. O povo precisa aprender a escolher o que escuta. Adorei o texto. Abraços e ótima semana.

Lord V. disse...

e já chegamos em 2012 e eu nao to sabendo! pq o q tem de coisas musicais no brasil nao faz sentido... é mta porcaria por metro quadrado! ai surge um aqui outro acola com talento de verdade e acaba sendo ofuscado por uma maioria histerica que nao sabe o proprio nome!
gosto da voz da Gadu, odeio Luan(a) Santana e amo Takai!

abraços
voy

Dama de Cinzas disse...

ehehehe! Eu também vi o tal cantor na Xuxa, porque almoço num restaurante aos sábdos que a Tv fica ligada na Xuxa... Gente! Vergonha alheia total daquelas meninas! Um cantorzinho vagabundo! Realmente é uma injustiça com os talentosos que não tem oportunidade.

Quanto a cantoras, cheguei a conclusão que gosto das lésbicas... ahahah... Todas essas de voz grossa e que corre o boato que são lésbicas eu gosto e de umas sou fã, mas a Gadu, não me encantou até agora... Mas gosto tb das femininas! Adoro Marisa Monte! Mas acho que tenho uma queda pelas lésbicas... ahahah

Beijocas

•*♥*• Sanzinha •*♥*• disse...

Eu acho a Maria Gadu uma fofa! Ela tem uma voz que embala a gente, que deixa a música no tom certo. Pelo menos pra mim, que gosto de música no volume baixo. O Luan, não tenho nada contra. Não é o tipo de música que eu mesma colocaria pra ouvir, mas se tocarem, não me importo. Até canto, se bobear... ahahaha. Mas não compraria um cd dele.
Quanto às pitangas... caramba, agora vc me abriu os olhos pra uma coisa: eu amo pitanga.. conheço porque tem no sítio... mas nunca vi pra vender! Como é que as outras pessoas conhecem as pitangas? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Já vc, na internet, descobriu como é bom mexerica com leite condensado!

Beijos!