QUEM É? O FRRRRRIIIIOOOOO

Não sei se as pessoas são como eu que guardam lembranças de todas as fases da vida, ou de situações, momentos, coisas idiotas que acontecem conosco durante nossa existência.

Hoje pela manhã me lembrei dos “meus invernos passados”...rs rs rs...

É fato que curto o verão, por causa dos dias que anoitecem mais tarde, do sol lindo pela manhã, da piscina, e da saúde que todos transbordam nesse período do ano, mas não nego também que o inverno guarda boas e más recordações do passado.

Quando criança estudava pela manhã e nos meses de frio sofria como um cão sarnento para ir a aula. Sempre curti dormir um pouco mais e ao tocar o despertador era obrigado a deixar o meu ninho para ir a uma escola chata, que amaldiçoava até o momento de colocar o pé na entrada da minha classe, depois como num passe de mágica amava aquilo tudo como a única coisa interessante da minha vida infantil.

Dormia em beliche com meu irmão mais velho, e nas noites de frio, cercava toda a volta da cama ( dormia embaixo) com cobertores transformando-a numa cabana confortável e aquecida. Usava uma luminária para ler e isso me parecia um acampamento. Saudade dessa época.

Já adulto e alguns anos atrás, viajei por vezes a Itapecerica da Serra em São Paulo, num rancho para férias. Pertence família de amigos que moram na Nova Zelândia e todos os anos calhava de virem para o Brasil nesse período, e nos recebiam por lá em meio a maratonas de crianças sendo entretidas com jogos e tudo mais que se permite num acampamento de férias. O bom de lá é o frio que deixa tudo úmido, as deliciosas refeições que servem durante o dia, e no final, não fazer nada, apenas: comer e dormir...ohhhhh coisa boa!
Sempre achei o inverno um período para se estar elegante. Casacos e blusas de frio deixam as pessoas com um aspecto europeu, mas o que mata é o mofo que tantos carregam nesse período. É também a estação que mais vemos pessoas cafonas, infelizmente.

Durante um período da vida tinha verdadeiro pânico quando o tempo começava esfriar. Tinha uma avó idosa que morava conosco e não perdoava um inverno. Em todos, durante anos ela adoecia gravemente. Eram meses cuidando para que ela não piorasse, mas sempre piorava. Mas o tempo passa, fica só a lembrança e nada mais.

Hoje nas noites muito frias, curto ligar meu lençol elétrico que adquiri de uma industria de Santa Catarina e que confesso, é a maior delicia que se pode ter numa noite fria. Um lençol comum com, eletrodos que ao serem ligados aquecem em serpentina toda a cama, possibilitando o uso de menos cobertores, tirando aquele peso descomunal que te esmaga num dia de frio intenso. A dois, o lençol proporciona coisas incríveis...rs rs rs...garanto.

Lembro que nos invernos da minha infância havia sempre festa junina, gorro de lã, sopa quente na casa dos avós paternos todos os dias depois da aula, trouxas de plástico colocadas nos vãos da janela para não entrar frio durante a noite. Família reunida e encolhida nos sofá dividindo o cobertor durante a novela. Manhãs geladas com sol que não esquentava, mas que deixava o dia sempre com aquele aspecto de felicidade. Infância!

Ainda hoje curto os dias frios, apesar de reclamar. Há a preocupação com os pais que já tem certa idade, mas felizmente muito mais fortes que os avós, por que os invernos vem e vão, e os dois continuam lá firmes e saudáveis.
O bom de tudo, é que quando enjôo do frio, logo temos o calor intenso de volta, os dias anoitecendo mais tarde e o horário de verão...aí a vida começa de novo e curto tudo isso até clamar novamente pelo frio, por que as noites quentes não me deixam dormir...to velho? Pode ser.

Abraço a todos.

17 comentários:

Dangerous disse...

"A dois, o lençol proporciona coisas incríveis...rs rs rs...garanto."

humm

depois de lembrar da infancia tinha que falar mesmo nisso
frio e namoro e a melhor coisa

beijo

instiga-me disse...

Saudade da época em que era normal se aquecer tomando sopa, chá, chocolate quente... Hoje em dia enche-se a cara!
:(
abç

Anônimo disse...

..não adianta bater eu não deixo você entrar é lá nas pernanbucanas que eu vou aquecer o meu lar. hahahahahahahhahahahahhahaha
lembrei disso!

Um beijo!

Luna Sanchez disse...

Putz...eu detesto o verão com todas as minhas forças (e bicos, dengos e reclamações). Meu relógio biológico não acompanha o detestável horário de verão, as noites curtinhas, espremidiiiiiiinhas entre dias quentes, escaldantes, de calor desumano, onde se pode fritar ovo no asfalto. No verão não consigo dormir, comer ou trabalhar direito, minha pressão fica no pé, meu humor vai sei lá pra onde.

Nasci no lado errado do mapa, a cegonha que me trouxe (lembrei do Rafa dizendo que os pais não namoram...rs) deveria ser estrábica. oO

Tudo no verão me irrita, gente de Havaianas e regata, chupando picolé de uva, destilando suor e achando tudo lindo...meu Deus, como sou chata, né? =\

Natural que se veja mais gente cafona quando faz frio : quanto mais roupa as pessoas precisam usar, maiores as chances de fazerem combinações erradas, e o cheiro de naftalina é de lascar, sim. Maaaaaaaaaaaaas eu amo, saio toda contente com minhas botas e cachecóis, blusas com golas altas, meu perfume docinho, que comprei exatamente para usar nessa época...Acordo disposta, motivada, fico mais criativa, enfim. Adoro ver nos filmes, as pessoas chegando em casa, tirando seus casacões e guardando-os nos armários que ficam no hall. Isso que é vida!

Ontem, quando fui pra cama, meu edredom estava ge-la-do! Ui, delícia! =)

Tudo bem, eu mereço : pode ir lá no blog e me chamar de chaaaaaaaaaata reclamooooooooona.

Ah, e o lençol térmico eu nem queria mesmo...han!

:p

Beijo, beijo.

ℓυηα

* Desculpa pelo comentário imenso que parece post, tá?

Cris Medeiros disse...

Eu aaaamo o frio! Detesto verão, calor, praia, horário de verão, enfim tudo que vem embutido no verão, que é a pior fase do calor...

Sempre detestei, desde criança... Eu tive uma infância muito pobre e na minha casa só tinha um ventilador, que era pro meu pai, sempre egoista... Eu e meu irmão lutávamos pra dormir numa casa quente e sem ventilador, desde essa época que passei a odiar verão.

O frio me acalma, principalmente aqui no RJ que os invernos são amenos, uma delícia total...

Fico rezando pra não chegar novembro e me confrontar com aquela tortura... rs

Beijocas

Anônimo disse...

Frio só não é pior do que canja de galinha.. os dois juntos é a desgraça total

Rê Ura disse...

Nossa aprecio muito sua maneira de escrever... consigo entrar no seu inverno =)
Olha comigo é o outono que me faz lembrar dos outonos passados, da infância... Tudo é tão perfeito nessa fase que as lembraças estão intactas pra mim... adorava essa época do ano.. nem tão quente nem calor.. sem chuva nem aquele sol que queima nossas cabeças, nossa podia brincar até anoitecer... saudades dessa época!

Karina disse...

Entre inverno e verão, ainda não me decidi a melhor estação, pois a pior coisa do inverno é a hora de sair do chuveiro e no verão, o calor sufocante de alguns dias e noites. No inverno, o fato de dormir melhor e ficar mais elegante, além de tomar capuccinos e chocolates quentes é bom demais. No verão, nada como tomar um bom e demorado banho ou dar um mergulho em Ipanema e depois subir a pedra do Arpoador, vendo o entardecer, tomando água de coco. Enfim, não consigo estabelecer o melhor, apenas posso dizer que, infelizmente, não gosto de dias chuvosos, a não ser que só queira dormir e ver sessão de tarde. Um beijo, Karina.

Madame Mim disse...

Aqui em casa gostamos deste tempinho, gostamos do frio porque somos calorentos...
Faz muito calor em Campinas, então aproveito cada dia de frio, pois concordo que deixa as pessoas mais elegantes (com algumas excessões, claro)
Também gosto das bebidas e comidas do frio, dos momentos, das festas, da oportunidade de ficarmos todos juntos debaixo de uma manta na frente da tv com a pipoca e o chá, enfim é uma época de recolhimento e que acho importante para o ser humano descansar e recarregar as baterias...
Bjs e bom friozinho para vcs!!!

Karina disse...

Rafael,
Se eu morasse em São Paulo já teria entrado para o Guiness por conta do maior cachecol do mundo e o desafio seria fazer um que pudesse cobrir toda a circunferência da Terra... ha ha ha
Um beijo, Karina.

Suave disse...

Oi Rafa...td bom ?
Vi um comentário seu no blog do Gerente ...gostei e corri pra vc.

Bem...noto que alguns leitores preferem o frio .....fazer o que ,né?....gosto não se discute ...temos que respeitar.
Mas , cá entre nós ...eu A-D-O-R-O o verão....amo ver minha pele bronzeada do sol com marquinha de biquine...adoro usar shortinhos,decotes ...
Como moro em Salvador, tenho praias , ilhas e cachoeiras a meu dispor, fico no céu qd chega o verão(suspiros).Sem falar o pôr do sol no Farol da Barra que é algo imensuravel...
Bom...agora chegou o inverno....as chuvas ..tenho que respeitar....ainda bem que estou na Bahia, e aqui, mesmo no inverno consigo tomar banho frio as vezes .

AMEI SEU BLOG...já to seguindo.

Bjs carinhosos

Suave

Lobo disse...

Tenho ojeriza a verão e calor. Por mim o mundo podia mergulhar em uma nova era glacial, que eu ia adorar. Tá certo que minhas articulações lesionadas doem horrores quando o tempo esfria, mas não suar é muito maravilhoso! Quase fui pra antártida numa dessas hahaha

Abração Rafa!

Fernanda Huppert disse...

Oi Rafael!! que saudades estava daqui....estou trabalhando tanto que mal tenho tido tempo de visitar os Blogs que gosto, mas esta semana farei isso, tanta coisa pra se ler! bom demais...rs

Sobre o frio, nossa eu tenho tantas lembranças gostosas, e também aqueles de arrepiar os cabelos...[hahahahaha!...prefiro não comentarrr] Mas eu acho uma estação apaixonante, apesar de infelizmente ter o outro lado que muitas vezes esquecemos e que deveríamos nos lembrar não só em estações como esta(aqueles que não tem como se aquecer)....Mas voltando as lembranças...tenho uma que é deliciosa...quando saia do meu quarto pra dormir no meio da cama com meus pais..."Era o máximo", me sentir além de super aquecida, a proteção das pessoas que mais amo!...Quando perdi meu pai...minhas noites de frios, foram em criança, o abraço quente de minha mãe enquanto dormíamos.O frio, como disse trás a elegancia em si..mas nos faz ficar mais metódicos e sensíveis...:)

Rafael...obrigada por em teus posts me voltar as lembranças que muitas vezes voltam a tona regadas de muita emoção

Bjo!!

Três Egos disse...

Olá!

Eu não gosto muito do frio não, mas também não gosto do calor e, tão pouco, de dias chuvosos... hehehehehe.

Gosto de dias frios devido à gastronomia, foundies, chocolates quentes, vinho quente, canjica. Fora que adoro um cobertor também, sempre durmo com cobertor. Em dias de frio também gosto de sair, tomar aquele ventinho gelado na Av. Paulista...
Mas, enfim, tb faço estas coisas no verão... rsrsrs

A única coisa insuportável mesmo de fazer no inverno é sair da cama... nossa... só de pensar já me dá uma preguiça... rsrs

Abraço!

Edilson Cravo disse...

Tô superfeliz com o frio sabia? rs Verdade mesmo, sou o carioca mais fake que pode existir. Odeiooo calor, a roupa melando, colando, dormir e acordar ensopado..acho horrível. Eu gosto de dormir com moleton e edredom (aliás se pudesse ia trabalhar de edredom e tudo)..prontofalei....hahahahaha.
Abraços querido e escrevi um post sobre a minha indignação ao que fizeram à Laura Cardoso também. Apareça no Lua sumidoooo...rs.

Cris disse...

Rafael, também reclamo do frio, mas acabo me rendendo as delícias que ele trás e proporciona. Tem coisas que a gente só consegue fazer no frio. Quer um exemplo? No sítio, acordar umas cinco da manhã, enrolada em cobertor, meia de lã, xícara de chá quente na mão e sair lá fora pra ver o gelo sobre o pasto e sentir aquela sensação cortante na face e dizer: a natureza ainda está cumprindo seu ciclo sagrado. Apesar de tudo...

Mega beijo pra vc !

Marcos disse...

Eu me lembro de acordar cedo para ir a escola, como pode uma aula começar as 7hs da manha, quem são os retardados que fazem isso com as crianças??? Eu odiava acordar as 6hs para entrar as 7hs na escola....

Até na faculdade era terrivel o horário matutino....

Eu prometi para mim que quando eu pudesse definir meu horario de trabalho que seria as 9hs e fiz isso na minha empresa, hj não tenho mais a empresa mas meu horário também é decente... 8:30hs tá otimo.... nesses dias de frio é mais dificil acordar.... mas tb gosto de curtir um friozinho, mas enjoo do frio tão rapidamente quanto gosto dele...

Abçs