CREDIBILIDADE

Todos os programas exibidos na TV tem as pautas cronometradas para que o tempo “no ar” coincida com todas as afiliadas espalhadas no país inteiro. Então nas inserções regionais há 5 ou 6 pautas para preencher o espaço desejado.

A Afiliada da Rede Globo em Campinas é a EPTV. Bem, todos os dias antes da Ana Maria Braga e após o Bom dia Brasil entra no ar um jornalzinho regional xoxo para dizer onde estão os radares móveis na cidade, o que é oferecido de emprego em alguns municípios da região, o acidentes graves da véspera e a meteorologia. Aí que enrosca o joanete.

Se não tem nada para falar, simplesmente fiquem quietos. Hoje pela manhã a mocinha que apresenta o jornaleco, logo após esmiuçar sobre o acidente envolvendo um ônibus e um caminhão numa rodovia de Campinas entra com a sua dica de temperatura para o dia de hoje:

- Hoje em Campinas o tempo continua seco, o dia amanheceu com sol forte, e a temperatura máxima chega aos 29 Graus. Não há previsão de chuva para hoje.

Olho pela janela de casa e vejo uma garoa fininha caindo, num tempo todo nublado e o pior um frio enorme. Oh filhinha, esse clima que você indicou é de onde? Do Caribe?

Pô. A neguinha tá vendo! Campinas é grande, mas o local onde ela está apresentando o jornal é perto de tudo na cidade, não pode cometer uma gafe dessas. Não é possível que o editor do jornal não tenha visto que o tempo ta fechado.

Isso se chama credibilidade. Pode ser bobo o comentário, mas é assim que desistimos de ver certos programas, quando percebemos que são feitos por qualquer pessoa que escolhe ou redige algo apenas para preencher o tempo. Se dissessem que ao longo do dia faria sol, eu até acreditaria, mas anunciar um tempo de “verão” quando la fora está “inverno” é muito descuido.

Assim que deixamos de acreditar em pessoas também, quando percebemos que ao cometerem erros, eles se reincidem logo após um pedido de desculpas, um choro ou a suplica pelo perdão.

Errar todo mundo erra. Insistir nos erros, decepcionar pessoas é perder a credibilidade. Quanto mais cedo na vida cometemos esses erros pior é, por que chega um momento que nem os pais acreditam mais em você. Pedir desculpas é uma atitude nobre do ser humano. Tem pessoas que erram, e não conseguem olhar nos olhos e pedir pelo perdão, mas quando isso vira rotina, perde a graça.

Desculpas são como dizer “eu te amo”. Há o momento certo, o local exato, e deve ser dito com o mais nobre dos sentimentos, para que ao ouvi-lo soe crível.

Bom dia de “sol” para todos.

11 comentários:

Unknown disse...

Se eu falhei contigo, desculpa. Porque te amo. Se você falhou comigo, já tá desculpado. Mas quero um beijo e um abraço! :-)

Anônimo disse...

Haha, já deixei de assistir muitos programas e acreditar em muitas pessoas por conta disso, pior que, no final, não sobram muitas opções, triste... Enfim... Desculpa aew kker coisa hehe, Abraçooo!

Karina disse...

Essa história do erro grosseiro da previsão do tempo está parecendo horóscopo de jornaleco, que deve ter sido escrito pelo "estagnário"...rs Mas essa questão de credibilidade realmente é séria, porque na vida erramos muito e por vezes insistimos no erro, mesmo sem querer, como não resistir ao pecado da gula...:( Bjs, Karina.

Hugo de Oliveira disse...

Aqui na Bahia, a afiliada é a TV Bahia...passa um ótimo jornal regional.

amei a foto...fofo demais.



abraços

Hugo

Madame Mim disse...

rsrsrs
Mas esse negócio de previsão é terríve mesmo!
Quando fomos ano passado para a Ilha Grande, eu ví na meteorologia, a previsão que só chuva, todos os dias... Fiquei muito chateada e liguei para a pousada que havia feito apenas uma pré e pedi para cancelar... Bem o cara falou que era para eu ficar tranquila, pois sempre dá que lá vai chover, mas que o dias em dezembro dificilmente fica ruim...Chove final de tarde e só!
Achei que ele estava "vendendo seu peixe", mas e falei meio rindo...Ah mais e se chover. Ele falou EU TE GARANTO! Bem, fomos e relamente fez sol quase todo o tempo, choveu acho que no primeiro e ultimo dia, mesmo assim final de tarde...
Não confio em mais nenhuma previsão!
Bjs

Edilson Cravo disse...

Concordo com você. Credibilidade é tudo no jornalismo,precisamos confiar em quem apresenta um programa de tv..lembra da patacoada do Gugu? Até hoje as pessoas olham para ele com desconfiança. Abraço e apareça no Lua oo sumidooo...rs.

Luna Sanchez disse...

Eu nem presto mais atenção à previsão do tempo porque é comum acontecer o inverso.

Sobre a credibilidade com as pessoas, deve ser péssimo perder, mesmo, por atos inconsequentes. Como diz alguém que amo, não existe amor sem admiração. E eu completo : não existe admiração sem confiança.

Beijo, Rafa.

ℓυηα

Lobo disse...

E credibilidade, uma vez perdida, é um inferno para conseguir se recuperar...

Abração Rafa!

E putz... esses velhinhos que tacam fogo em folha seca as 5 da manhã são dose... porque os animais adoram fazer isso? Tem um incendiário aqui perto de casa que sempre tenho barraco com ele por causa disso...

D. Martins disse...

Rafa, previsão do tempo é uma coisa tensa! Concordo plenamente!!! Eu prefiro arriscar no meu palpite, do que ficar olhando a previsão, pq em nenhum lugar do mundo se acerta essa birosca.

E sobre a credibilidade, eu tenho que concordar novamente, é muito complexo, pois, se cai na rotina repetir erros, acaba realmente perdendo a graça e o sentido das coisas!!!

Abraço Rafa!!
SAUDADES!

Anônimo disse...

Oi Rafa!
Previsão do tempo em país tropical é complicado, mas ouvir previsão de sol em dia nublado é complicado...
Credibilidade, credibilidade é tudo, sem ela a gente não é nada, isso em todos os aspectos da vida!
Abraço!

David® disse...

já aconteceu de estar escutando rádio e o locutor falar q tinha sol na região da Paulista, imediatamente olhei pra janela e a chuva caindo. Custava eles irem até a janela????..rs

PS: a foto desse cachorro tá ÓTIMA..e foi devidamente salva!