UMA ESCOLA COLORIDA

Hoje quero falar sério.
Dia desses recebi um e-mail sobre uma questão que anda circulando aqui em Campinas ( pra quem não sabe, interior de São Paulo). Colocarei o corpo do e-mail, depois a matéria publicada no jornal “O GLOBO”.
[ GENTE, olha a pérola que eu achei no GLOBO.Depois desta vão acontecer novamente escola para negros, para japoneses, para homofônicos, para cadeirantes, ah...escola para pobres...e pra gordos.. etc...sim...por que os gays se incluem entre os chamados excluídos.Então todo excluído vai criar seu espaço....e haja espaço. Acho que concordo com o pastor do Rio que disse que a Besta do Apocalipse é o homossexualismo....e olha....eu nem sou preconceituosa! ]

SÃO PAULO - A cidade de Campinas, no interior paulista, terá a primeira escola para jovens gays do país. Com recursos do Ministério da Cultura e do governo do estado, a ONG E-Jovem vai abrir a escola em março, com cursos gratuitos de dança, canto, TV-Web e produção de fanzines. Dezenas de adolescentes homossexuais e heterossexuais já fizeram as inscrições para as aulas, que terão 20 alunos por turma. Na grade curricular do ano que vem, já está previsto um curso para formação de drag queens.”
- O importante é valorizar a identidade desses jovens, que precisam de um espaço de cultura e de meios para se expressar. Há muito preconceito, e uma forma de combater isso é valorizando a cultura LGBT.
A pesquisadora Miriam Abramovay, da Ritla (Rede de Informação Tecnológica LatinoAmericana), especialista em educação, questões de gênero e violência escolar, aprovou a ideia da escola gay.
- É importante que as pessoas que sofrem mais preconceito tenham seus próprios espaços. Não se trata de uma escola formal, mas de um centro de convivência, formação e diálogo - analisou.
Não acho que haja necessidade de se criar uma escola para gays, mesmo ela sendo apenas para cursos não profissionalizantes, da mesma forma que acho imbecil as cotas de negros nas faculdades.
A opção sexual, crença religiosa, etnia, cor de pele, cultura, são itens tão arraigados na sociedade brasileira que basta apenas propagá-las, e não segregá-las. Isso fere o que muitos vem tentando com o apoio a lei contra homofobia. De um lado há luta pela igualdade, do outro um divisão clara de você é gay e você é hetero, você é branco e você é negro, você é católico e você é evangélico Quanto mais isso ficar evidente, maiores as dificuldades de aceitação da sociedade, no fim pastores ainda pregarão que os gays são as bestas do apocalipse em rede aberta de televisão.
Campinas não precisava se expor a esse ridículo. Curso de Drag Queen, chega a ser uma piada. Corte e costura? Por que eles não anunciam que a escola dará apoio psicológico a gays e familiares, ou usarão o código penal para ajudar a combater a violência.
E os organizadores dizem, que aceitarão matriculas heterossexuais. Espera um pouco, quem (dentre os heteros convictos, e discriminadores) irá se matricular pra fazer cursos oferecidos apenas para o publico gay?
Não sou preconceituoso, já disse muitas vezes isso, mas não encarei essa questão, com bons olhos. Não acho que tenha fundamento toda essa história. Não acredito serem o apocalipse, mas por favor, os organizadores podiam ter pensado em algo mais produtivo pra sociedade.
Enfim...quem acha que isso é interessante, que se matricule...to vendo é que a população de estudantes vai aumentar no ano que vem...rs rs rs.e pra esse ano, ta eleito o mico de 2010.
abraço a todos

2 comentários:

Heat disse...

eu faria de drag queen :P

só assim pra eu aprender a andar de salto alto!

haahahhahahahahahaha

André Mans disse...

realmente não há necessidade de criar uma escola assim, gueto. o importante seria educarmos as escola como um elemento vivo da diversidade, desde crianças, vendo que todo mundo, no fundo, é maluco e normal.