Onde te leva a escada....




Dezembro é um período terrível pra quem ainda faz faculdade, principalmente os que estão concluindo algum curso.

Todos os anos alunos do curso de arquitetura de alguma forma me procuram para que eu olhe os trabalhos de graduação, dê opiniões, faça correções. A maioria, tem como orientadores os mesmos professores que tive, e olha que já se vão 8 anos de formado.

Estou falando disso, por que o tempo passa e continuo vendo o mesmo sofrimento, a mesma aflição e o medo de serem rejeitados numa banca final de examinadores. Todos vêem com o mesmo discurso, com aquele pânico achando que fizeram tudo errado e serão reprovados.

Por mais que avalie os projetos e diga que estão ótimos, que os oriente de alguma forma e tente tranqüiliza-los, o terror continua. Não entendo por que os professores fazem isso. O trabalho de graduação não será importante para nada na vida profissional.

Os professores deveriam investir numa carreira pós-faculdade, incentivar os alunos a procurar estágios, tentar se aprimorar de forma diferente, não ficarem presos dentro de uma universidade que só ta afim da mensalidade.

O pior é que esses pobres alunos só descobrirão isso quando entrarem para o mercado de trabalho, e sofrerem a seleção natural. Muitos irão vender pisos ( que não há nada de mal, apenas a frustração) e num futuro breve mudarão de profissão.

Há na arquitetura uma mudança de valores. Os jovens não sabem mais desenhar, não conseguem expor seus pensamentos e idéias no papel. Utilizam ferramentas frias, que não mostram aos clientes o que verdadeiramente pensam. Maquete eletrônica serve para grandes empreendimentos. E a maioria dos futuros arquitetos não terão em suas vidas profissionais um cliente de projeção que os faça utilizar tudo isso.


Boa sorte a todos que esta semana concluem seus cursos...e ano que vem to aqui de novo, pra ajudar.

Ps.: Por favor, futuros arquitetos, evitem cagadas como essa aí embaixo.

3 comentários:

Râzi disse...

Mas eu não te chamei de viado, seu puto!!! O que eu quis dizer foi que vc é um home refinado e de bom gosto, tanto nem parece hétero!!!

Isso foi um elogio!!!

Apesar de que... se eu soubesse que vc era arquiteto, eu sim, teria te chamado de viado! hauahauhuhuahauah!

Vc conhece aquela velha máxima! Fez arquitetura aquele viadinho que não era macho suficiente pra fazer engenharia e nem fruta o suficiente pra fazer paisagismo! AHauahuahauhauhauah!

Ai, agora eu que estou parecendo hétero, com essas piadas sem graça!

E meu lindo, eu reclamo também! tem dias que eu desço o cacete aqui no blog... mas esses dias são raros!

Beijão, meu lindo, e estou esperando resposta pro meu e-mail!
Não quero ficar expondo nossas intimidades aqui no blog...

Hauahauhauahauahuah!

:p

Unknown disse...

Fico feliz por ver profissionais que fazem voluntariamente trabalhos de orientação aos estudantes inseguros e carentes...

Parabéns pelo despreendimento....

Anônimo disse...

De fato, minhas olheiras dizem tudo!
Não aguento mais ficar me matando para tentar fechar o semestre sem uma mensalidade maior no ano que vem (porque na minha faculdade DO custa, e custa MUITO caro).

beijos querido...
PS>: o senhor está participando do POST ACHIEVERS de 2007.