To ficando velho!!!!

Em meados de 1978 comecei a entender o que significava novela. A primeira história que me lembro foi escrita por Gilberto Braga e revolucionou a teledramaturgia no país, era "Dancing Days ". Não recordo de tê-la assitido na integra, apenas alguns flashs. Eu sentado com a família e os comentários que faziam sobre a trama.

A novela contava a história de Julia Matos ( Sônia Braga) ex- presidiária, que tenta reconquistar a filha ( Gloria Pires) então criada por sua irmã ( Joana Fomm).

O vídeo mostra a abertura da novela. Um sucesso de tecnologia na época.


Dez anos depois, um segundo sucesso também de Gilberto Braga cria o maior ícone dos vilões da televisão, a milionária Odete Hoitman (Beatriz Segal). A novela era "Vale Tudo". Em 1988 o Brasil passava por mudanças politicas e econômicas catastróficas. Uma inflação mensal de 88% (muita gente nem imagina oq isso significa). O contexto era tirar proveito de tudo. Moral e carater eram coisas de bobo. Só o rico levava vantagem. A novela mostra isso descaradamente.

Uma das cenas mais importantes da novela, é quando Raquel ( Regina Duarte) reencontra a filha para desmascara-la. Vejam a reação de Odete Hoitman ao saber que Maria de Fátima ( Gloria Pires) roubou a mãe.


Em 1998 a Globo reedita um grande sucesso "Anjo Mal". Nessa época a teledramaturgia já sofria do colapso de falta de criatividade que carrega até hoje. Um remake cheio de mudanças e protagonizado por Gloria Pires. O público identificou-se de tal forma com a personagem que no final da trama, Nice não morre, como na versão original. Este foi o único sucesso apresentado no decorrer do ano.


É bom ressaltar que nesses quase trinta anos, Gloria Pires esteve presente com grande destaque nas produções Globais.

Nos três exemplos acima pontuados, em décadas, ela fez sucesso em todas. Vejamos se em 2008, consegue emplacar um personagem tão forte e marcante quanto outros de sua carreira.

7 comentários:

descolonizado disse...

adoro glória pires.

sitei você no blog hoje . passa lá dpeois.

ah. muito obrigado de novo.

Mari disse...

Fala,Rafa
Obrigado pela passagem no meu Blog
Não sou muito fã de novelas,mas não posso negar que tudo que vc posta é histórico..as novelas marcam um tempo ...
Abraço

Thiago de Assumpção disse...

ei.. realmente tambem gosto dela
somente neste ultimo personagem de paraiso tropical que não esta bom...
mas adorei..
abração

Gustavo disse...

Gloria Pires adooooooooooro rsrs

Mas sei lá novela ultimamente não tenho conseguido acompanhar nenhuma!
Acho que nem me lembro qual a primeira novela que eu segui assim de cabo a rabo, acredito que a unica que realmente me chamou a atenção foi Laços de Familia rsrs

Bjunda

Râzi disse...

Vc deve ter a minha idade... vamos parar com essa história de velho, agora!!!

Beijão!

Alberto Pereira Jr. disse...

a glória é muito boa mesmo..
e realmente as novelas estão sem inventividade nenhuma..

Paulo Mamedes disse...

Kara, adorei os posts do churrasco e programa de índio, mto legais...

Nunca assisti muito novelas.. a ùnica que me lembro é Carrossel... hauahauah