Aos amigos

Peço licença ao dono de um blog que visitei hoje pela manhã ( http://rhdoinferno.blogspot.com/) para postar o mesmo texto que li por lá.

É uma metafora do que esperamos de um amigo. Um texto escrito, acredito, há algum tempo, visto o autor, mas que é tão atual e tão particular pra mim, que não pude deixar de posta-lo.

Aos meus verdadeiros amigos, esta é uma declaração do que eu vejo neles.

..."Escolhi meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila.
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos.
Fico com aqueles que fazem de mim um louco e santo.
Deles não quero respostas, quero meu avesso.
Quero-os santos, para que não duvidem dos diferentes e peçam perdão pelas injustiças.
Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta.
Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto não sabe sofrer junto.
Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice.
Crianças para que não esqueçam o valor do vento no rosto e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou, pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que normalidade é uma ilusão estéril".

Oscar Wilde

7 comentários:

Mirko Heineken disse...

Muito bonito o texto, é fácil ter "amigos" nos momentos felizes... =D

Thiago de Assumpção disse...

nossa...
lindo o texto...
adorei cara...
otimo mesmo...

descolonizado disse...

lindo texto.
amigos são maravilhosos [os verdadeiros]

Mari disse...

Olá,Jamal
Este texto de Oscar Wilde é muito lindo e verdadeiro..já conhecia e admirava.Parabéns pela sensibilidade..
abraço

descolonizado disse...

pode usar as fotos sim.
tá outra coisa que ninguém dava valor até você e o BoyRS falar... enfim.

pode usar quantas quiser.
abraço forte!

boa semana

Greco disse...

Tenho amigos assim... quando começo a "esquece-los", eles aparecem...rs

abs

Greco

Râzi disse...

Meu querido, realmente uma excelente apropriação! :D

Eu adoro amigos! Acho que a vida, sem eles, é cinza!

Beijão!