NÃO CRIEI HERÓIS!!!


Cazuza proclamava que seus heróis haviam morrido de Overdose, e com isso pensei: e os meus?

Tomei um susto quando percebi que não tenho heróis, não cultivo dentro de mim aquela admiração que põe alguém num patamar acima dos reles mortais. E o pior, percebi também que nós brasileiros não os temos, importamos de outros cantos para que possamos reverencia-los.

Talvez um único “ser” nascido em terras tupiniquins possa ter sido exemplo e um herói nacional: Airton Senna. Admirava esse cara, morreu cedo, e não ficou aí pra desmistificar a imagem de herói, como fez Pelé, que apesar de único, sujou a imagem de ídolo com tantos deslizes na vida pessoal. O Herói não pode se dar ao luxo de ser um humano comum, ele tem que ser imbatível.

Sendo eufemístico agora, digo que necessitamos de personagens como do filme “os Vingadores” para que tenhamos um super herói que nos defenda da nefasta força do mal. Alias, nós brasileiros temos uma grande tendência a irmos para força do mal. Se estivéssemos nas galáxias, Darth Vader teria um exercito só de brasileiros. Nunca vi um povo ser tão mesquinho como o nosso. Lá uma vez ou outra aparecem almas caridosas, e logo se descobre que embaixo da cueca tem dólares.

Por que não temos um Homem de Ferro que nos defenda. Por que não há uma Mulher Maravilha com seu avião transparente pronta para nos salvar do perigo. Não criamos heróis em nosso folclore. O Saci é um neguinho esperto que tende burlar qualquer um pra se dar bem. Isso é acara do Brasil!!!

Mas não somos um povo de todo mal, criamos heróis momentâneos. Sabe aquele bombeiro que resgata a criança que caiu no poço e ficou ali por 3 dias. Esse bom homem dá sua vida para salvar essa criança, e no dia seguinte a mídia o endeusa. Passa a ser a figura principal da nossa história semanal. Um mês depois ninguém nem lembra o nome do sujeito. Esse heroísmo momentâneo pode ser considerado os 15 minutos de fama. Ainda bem que por uma boa causa e não por que apareceu de vestido curto na faculdade.

Quero um super herói brasileiro, que não seja conhecido pelo jeitinho fácil de arrumar as situações, que não seja um matuto do campo que termina as histórias se dando bem, sem ao menos levantar a bunda da cadeira. Chega de Ídolos e heróis de mentira. Por que não podemos ser como os norte americanos e idolatrarmos Um “Capitão América do Sul”? Por que provavelmente ele nem sairia do papel. Não haveria grana para as pesquisas, ou seria desviada. Teríamos um meio homem América. Encorpado em cima e com perninhas de rã que mal combateria um bandido.

Ahhhh Brasil que amamos e nos envergonhamos. Por que somos tão descrentes e ridicularizados pelo mundo? Somos uma piada de português contada e repetida há 500 anos. Acredito que depois desse tempo todo já poderíamos ter identidade própria e não julgarmos que nosso fracasso advém da colonização. Para com isso, já somos um senhor de cinco séculos. Pô até quando nos comportaremos como café com leite e não daremos as caras no pega-pega?

Cazuza teve sorte de ver seus heróis morrendo de overdose. Eu nem criei os meus para que morressem um dia. Que pena!!!

No máximo que teríamos caso fosse possível, seria um homem Dengue. Mas aí ao invés de nos salvar, dizimaria a população.

Tristeza do jeca!

Abração e ótima terça feira a todos.

8 comentários:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Também não cultivei heróis e sinto por isso.

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Tb não tenho heróis ... Sua percepção sobre nosso povo é perfeita ... Somos sim um povo Tupiniquim e, o pior, sem vontade de deixar de sê-lo ... #tristeisso

bjão

Cesinha disse...

Hum... sei não... já dizia um sábio, “Infeliz do povo que precisa de heróis!”. Acho que foi Brecht, um dramaturgo alemão. Enfim, eu sou mais “chegado” nos heróis do dia a dia. Aqueles que fazem a diferença em horas de desânimo ou desespero de um semelhante. Acho que eu sou simples demais, né?!

Beijos.

M. disse...

Ja dizia "Bertold Brecht", "Infeliz do povo que precisa de hérois."
Pois é Fael.... não temos. Penso que, com o estofo de que o brasileiro é formado... ele não seria de muita confiança. Sigamos sem ele portanto.
Abraços

railer disse...

rafael, mas e na sua família e entre amigos, nenhum herói? eles não precisam ser conhecidos de todo mundo pra serem heróis da gente. no máximo serem exemplos de algo que a gente admira.

Thiago de Assumpção disse...

Cara sem comentarios sobre esse texto...
muito bom...

Anônimo disse...

O buraco é mais embaixo... http://bandasetevidas.blogspot.com.br/2014/01/aqb-acao-dos-quadrinhos-brasileiros.html

Unknown disse...

Se você tem uma ilustração (desenho, imagem, foto etc.) na internet, na sua casa mande pra nos com seu endereço e autorização pra publicação de um álbum de figurinhas pra futuras publicações nas bancas de jornal.
Esta forma de trabalho onde cada um dá um pouco de si para que o objetivo final seja rapidamente alcançado fará com que nós...
Eu.. Colaborador remunerado, RG-------; CPF-----, residente em -----, domiciliado à ----, Vila ----, ....., Autorizando O profissional Mauricio dos Santos, brasileiro, solteiro, RG 19.104.659; CPF 092.678.008-50, residente em São José dos Campos, domiciliado à Rua Brasilio Cursino, nº 90, Vila São Benedito, São José dos Campos A publicação de meu desenhos” figurinhas Livro ilustrado de Super-heróis Brazucas” com a garantia de a pôs venda do Álbum eu receberei pela colaboração em dinheiro e desenhos e texto.
MANDEM POR CARTAS RUA: BRASILIO CURSINO, Nº. 90 VILAS SÃO BENEDITO - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP. CEP: 12227-020 O U E-MAIL: capitaobrasil1982@gmail.com E VEJA TODOS OS MEUS SITES EM UM SÓ LUGAR MAURICIO DOS SANTOS http://projetobrasilquadrinhos2000.blogspot.com.br/
MS&StudioTwo Design E seus livros desenhos gibi comics imagens e fotos histórias em quadrinhos Álbum de super heróis brasileiros Eu quero meu GIBI-COMICS Infanto Juvenil! Então mande 5, 10, 50,00 Reais Cheque nomenal ou boleto BANCO Bradesco nº22 BRASIL AGÊNCIA: 1070_7. São José dos Campos/SP. CONTA: 1014164_8 _ CLIENTE: MAURICIO DOS SANTOS. E uma copia pra Rua: Brasilio Cursino, nº. 90, Vila São Benedito - São José dos Campos – SP CEP: 12227-020 BRAZIL ou BRASIL- 55 Contato: 55+12+988012483.