MINHA VEIA ARTISTICA

Não sei bem que idade tinha, mas era bem pequeno e me lembro a primeira vez que tive um insight artístico. Estava no supermercado com meus pais e vi uma pasta que continha guache e pincéis. Aquilo me alucinou de um tanto que meus pais tiveram que comprar o bagulho. Engraçado, que minha fascinação pela malinha de tinta foi tanta, que a coloquei debaixo do braço e saímos do mercado sem paga-la, e meus pais não perceberam. KKKKKKKKKKKK....hoje apitaria um sensor na porta da loja. Antes que alguém me chame de delinquente, explico, foi totalmente sem intenção isso. Realmente estava fascinado!
Mais tarde fiz desenho artístico, me formei em Edificações, Arquitetura e Urbanismo, história da arte, fiz curso de cenografia, e bla bla bla.. Aquarianos geralmente tem essas tendências artísticas. A maioria que conheço as tem, pelo menos. Me especializei em giz pastel, nanquim e produzi coisas muito bonitas, acreditem.
Trabalhos manuais na faculdade eram o que mais tínhamos. Maquetes de todos os tipos tamanhos e materiais. Confesso que cheguei a amaldiçoar ter que mexer com tanta coisa miúda. O tempo passou e sinto falta disso. Hoje não fazemos mais maquetes físicas, é tudo virtual, tudo no computador. E quando preciso de uma, geralmente encomendamos de uma empresa especializada.
Há alguns sábados estive em Pedreira. Pra quem não sabe uma cidade a 40 km de Campinas, conhecida como a capital da porcelana. Na verdade tudo o que se imagina de artesanato tem por la. De louça branca para velhinhas pintarem a esculturas em gesso.
Não preciso dizer que mesmo já veiaco da forma que estou a sensação de fascinação com esse mundo de novidades me deixou tão eufórico como quando criança. Já fui varias vezes a Pedreira, mas sempre comprei coisas prontas. Dessa vez me permiti abusar da criatividade e trouxe varias peças de madeira pra brincar de artista...rs
Algumas pessoas podem achar isso uma perda de tempo, coisa de menininha...mas digo que mexer com objetos de artesanato, criar alguma coisa e transformá-la em algo é uma das melhores terapias que se pode ter. Se não estivesse certo, não haveria tanta atividade desse gênero em clínicas psiquiátricas.
Nosso tempo parece curto, nosso dia não tem mais 24 horas, ao todo não chega a 18...rs...mas tenho me policiado para mexer com os objetos que comprei. Se ficarem bonitos depois de prontos, prometo que posto fotografias.
Tenham, por mais que seja difícil, o habito de brincar com objetos de artesanato. Não precisa ficar bonito, não precisa ficar direito, o que vale a pena, são as horas que se passa concentrado nele. Não há melhor terapia para que os pensamentos, os problemas se encaixem. Permita-se esse tempo...depois dirão se tenho ou não razão.
Abração, boa terça e bom feriado.

PS.: SE ALGUÉM PRECISA MONTAR UMA CASA, PEDREIRA É UMA ÓTIMA PEDIDA. LÁ SE COMPRA TUDO DE COZINHA, BANHEIRO E AFINS.

5 comentários:

Arsênico disse...

Sempre fui fascinado por Artes! Mas também fui fascinado por Arquitetura... Construção Civil... Televisão... e por fim acabei me formando em Rádio e TV! Adoro!

Mas as vezes me atrevo a desenhar... e pintar alguma coisa!!!

***

umBeijo!

:D

Serginho Tavares disse...

ocupar a mente com qualquer coisa é bom afinal mente vazia é oficina do tinhoso
não gosto de artesanato mas gosto de escrever, quer seja no pc ou a mão

dand disse...

Oi Rafa, me desculpe o sumiço..nada pessoal..foi semana dse prova, depois viajei conforme falei no meu ultimo post e agora estou aqui..
E como sempre, seus posts me trazendo ótimas informações, ja ate anotei aqui a cidade do artesanado porque eu amo..Eu ainda estou me descobrindo no que realmente gosto da area artística. Modesta parte eu tenho um talento mas ainda não sei pra quê..Já fui desenhista, já fui bailarino..ator de teatro..Já toquei teclado...piano e até jà fui Carnavalesco de mini escola de samba durante 5 anos...sou muito criativo, reconheço e já fui reconhecido, mas eu ainda não encontrei o que me sinto feliz em desenvolver..estou numa busca e agora eu vou escrever..e continuar buscando..Eu queria muito entrar para o mundo da arquitetura sabe, mas me faltam condições porque ja gasto muito com minha facu de administração...então assim que terminar, vou tentar entrar pra este mundo pq até agora foi o que me deixou mais feliz, e eu acho que um bom arquiteto tem uma alma artística, eu tenho, só não desacobri aonde extravasar ainda...
ain, é isso...rs.

Abraçoos Rafa!!

Desarranjo Sintético disse...

Obrigado pelo comentário lá no blog!
Ah, se as crianças de hoje se interessassem por caixas de tintas rsrs. É só vídeo game e computador. Já não se tem mais aquele cotato humano de antes, por causa da tecnologia, da falta de segurança, da falta de tempo dos pais.
Também concordo com você que devemos tirar um tempo para nós mesmos, para nossos hobbys favoritos, coisas prazerosas que nos ditraiam.
Acho que artesanato além de ser lindo deve mesmo ser relax! Se gostas, tem mais é que se arriscar a fazer, quem sabe não descobre mais um talento nato?

Abraços
Fábio.

Marcos disse...

Rafa... Pedreira tem tanta coisa que as vezes a gente nem consegue entender a realidade... vc faz muito bem de soltar a sua criatividade artistica... sei que vc tem muita capacidade de fazer coisas bonitas... fora livro, contos e quadro de nankin que vc fez, ainda tem muita coisa para produzir.....
Boa sorte e se precisar sabe que eu sou bom em dar pitacos...rs..rs.
Abçs