ARTE ?

Algumas coisas me tiram do sério e me fazem querer falar um grande palavrão: POXA!
Dias atrás assistia ao programa “Login” da Rede Cultura (algo que recomendo, por ser muito bom), e me chamou atenção porque a matéria do dia era sobre arte de rua.
Algo como dizer que as pichações na cidade de São Paulo, aquelas letras góticas medonhas, são sim, manifestações de arte.
Ok, ok, ok. Há grafites espalhados pela cidade de São Paulo que realmente são “arte”. Um tipo um tanto estranho de manifestar-se, mas que em certos pontos até enobrecem o visual.
Haverá esse ano na capital paulista uma Bienal sobre arte de Rua. Beleza, acho até interessante dar espaço a esses artistas e fazê-los conhecidos, mas convenhamos, aos críticos desse tipo de movimento, dizer que essas letras sem sentido, que mais parecem codinomes de “gangs” são de alguma forma arte, é forçar uma amizade...rs

Mas o que me levou ao post de hoje, foi a indignação de ver o Cristo Redentor Pichado.
Que país é esse, que um dia festeja a inclusão de nossa obra mais significativa entre as 7 maravilhas do mundo, e pouco tempo depois depreda o patrimônio sentimental do povo com esses letras inteligíveis, horrorosas e de certa forma ofensivas.
Pichem o que quiserem, manifestem-se da forma que quiserem, mas tenham um mínimo de respeito. Criticar corruptos é fácil, criticar a justiça é cotidiano nacional, mas respeitar o que nos orgulha é obrigação do povo.


Pergunto aos que fizeram isso. Se entrasse alguém em seus lares, e escrevessem com cocô na parede dos seus quartos, o que pensariam a respeito?
Boa semana a todos.



7 comentários:

Robson Schneider disse...

Pois é ! numa variação do famoso dito popular "aqui se faz... aqui se esquece..."
Abração Rafa

Arsênico disse...

Também fiquei chocado e indignado! Mas isso é reflexo da educação nesse país!

FATO! Infelizmente!

***

:D

Três Egos disse...

Olha só, deve apenas agradecer por não ter me chamado de bobo. Enquanto levo vários tapas e me chamam de idiota quando sou, digamos assim, um pouco mais irônico com a vida. hehehehe. E valeu por sempre estar comentando no meu blog! E desculpa por não comentar sempre, às vezes, eu só tenho tempo de escrever alguma coisa e sair fora da Internet antes que eu fique sem dormir e sem estudar. Vício! Fato!

Mas enfim, hoje eu coloquei seu blog em dia e, primeiramente, fico indignadíssimo também com a população brasileira em geral. Como eu disse em certo comentário por aí, eu tenho é muito medo do SER humano. Atitudes impensáveis, infantis, envergonháveis e vindo de nós mesmos. Sim, porque chegamos lá fora e somos pessoas únicas, unicamente "brasileiros" ou mais precisamente "os da Amazônia" ou "os da favela" ou "os do Carnaval"... Enfim, HUMPF! rsrsrs...

E quanto ao post anterior, eu adoro animais e bichos de estimação, sempre fui criado com cachorros. Acho que é por isto que não sou alérgico a nada... rs. Nunca esqueço quando uma cachorra minha que ficava dentro de casa e fez xixi na minha cama, sabe por quê? Porque eu não dei atenção a ela, já que estava devorando o livro do Harry Potter... huahuahuahua... Cachorra vingativa!

Como eu falo, né?! Digo, escrevo... rsrs

Abraço!!!

Marcos disse...

Sabe o que me deixa mais irritado... é que um FDP desses não cai lá de cima nunca...

Bem, parece vingança mas é que não entendo o que move um idiota desses...

SAL disse...

INDIGNADA!

Andrea Pagano disse...

O pior é que acreditam que isso é arte!
É sim arte ...é aquele tipo de arte que uma criança faz, agaichadinha num canto, quando esta aprendendo a tirar as fraldas!Lamentável!

Danielle disse...

Não é arte, é falta de educação.