NORMA NÃO MERECIA MORRER

Gloria Pires é unanimidade. Não há quem diga que seu talento é raso, que sua simpatia é frívola ou que não há beleza nos olhos negros que choram com facilidade e convenhamos, belissimamente.

Na minha opinião, Norma, sua personagem em Insensato Coração é o segundo pior trabalho de Gloria na TV. O primeiro é sem duvida o fiasco a que se deixou envolver em 1990 na novela Mico Preto. O personagem Sarita era péssimo, e nem uma atriz do seu gabarito conseguiu salva-lo.

Gilberto Braga, ao que consta escalou Gloria antes de Agnaldo Silva, que a queria para o personagem que hoje será de Lilia Cabral (que certeza irá brilhar), e deu a ela “Norma”, um personagem ambíguo, sem profundidade, e que mesmo assim Gloria Pires o defendeu, gentilmente, vindo a publico dizer que gostava do que estava fazendo, mas no meu ponto de vista, com certo constrangimento. Em sua participação no Faustão, que sabemos, foi pra alavancar ibope para o fim do folhetim, Gloria Pires não convenceu alegando estar satisfeita com o personagem.

Norma veio e foi sem fazer muito sentido. Parecia aérea, sem um vinculo definido com a trama. Sua primeira aparição foi tardia, sua prisão rendeu o melhor dela em toda novela, graças a Cristiana de Oliveira que soube dar vida a presidiaria que a infernizou, e de lá pra cá só podemos destacar a tentativa de homicídio de Teodoro, que foi uma das melhores cenas de Gloria em toda a novela.

Isso denota a falta de inventividade que os autores de folhetim vêm sofrendo. Não culpo Gilberto Braga e Ricardo Linhares, sofreram comparações arrasadoras com um sucesso antigo, Vale Tudo, que estava a centenas de anos luz no quesito criatividade.

Gloria Pires, boa profissional que é, tentou fazer de Norma um grande sucesso, e nem faltou bom texto pra isso, por que quem escreve, o faz bem, mas não passou verdade. Houve sim boa química com Gabriel Braga Nunes, ao inverso de Paola e Eriberto, mas mesmo assim senti que nada nela estava certo. Não me comoveu.

Matar o personagem foi uma tentativa frustrada de elencar ibope. Não foi justo, depois de tanto tempo presa, sofrendo por um crime que não cometeu, após tentar uma infundada vingança, e novamente cair nas garras do seu algoz, Norma simplesmente ser assassinada. Sem justificativa. Nem personagem, nem atriz mereciam esse desfecho. O certo era ela no fim, vingada, sentar-se numa praia do Caribe, cheia de homens em volta, tomar seus Drinks...por que se isso não é ter um bom fim, P.....o que seria então?

Quem matou Norma foi Eunice.

Abraço a todos, e ótima quarta feira.

14 comentários:

RaFa . disse...

Não concordo em parte. O personagem de Glória era sim muito bom, tanto que nos fez ficar grudados na tv. O que faltou pra mim foi criatividade dos autores. Eu fiquei com muita raiva dela depois de toda aquela virada de jogo pra cima do Léo pra acabar nas mãos dele d enovo. Isso eu fiquei puto. Mas ela não merecia morrer não. Como vc disse, deveria ter botado o Léo na cadeia e sabotado o avião do Pedro pra ver se ele morre, pq esse sim foi o mico da novela.
E quem matou ela foi o Léo.

Que Show, Kisner! disse...

Rafael, desculpe, mas não concordo com nada que você escreveu. Eu assisti a novela desde o primeiro capítulo e quando alguém lembrar de Insensato Coração daqui uns dez, quinze anos, tenho certeza que a Norma ainda será citada. Glória Pires reinou do primeiro ao 182º capítulo, e tiveram inúmeras cenas incríveis dedicadas a ela: cito além da morte do Teodoro, todos os confrontos entre ela e Araci, a amizade verdadeira com a Jandira, a vingança de Norma, o início da personagem, foi lindo o início, Léo mandando Norma se olhar no espelho... Glória Pires deve ganhar todos os prêmios ano que vem com a Norma, pode apostar... Eu vou na contramão e acho que como a novela foi toda da Norma, ela merecia um final impactante: quem matou a Norminha? foi a última homenagem dos autores a essa magnífica atriz.

Meu caro, vejo Glória Pires desde que me conheço por gente, e digo com veemência que Norma é um dos seus melhores trabalhos, comparando-se as gêmeas de Mulheres de areia, Maria de Fátima, Nice, Maria Moura e Stella de O Dono do Mundo. Das piores tb cito a Sarita e a Rafaela de Rei do Gado, nessa última sim seu talento foi pouco aproveitado...

Abraço.
ah, meu palpite é tia Neném...

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

gente! eu jurava q quem matou a Norma foi o Salomão Hayalla! rs

San disse...

Gostei muito do personagem da Norma, na minha opinião ela deveria ter acabado vingada e curtindo a vida viajando pelo mundo ao lado da amiga Jandira...
Já quem matou ela, corre pela internet que foi a Wanda para defender o filho, mas preferia que fosse a Eunice...
Parabéns pelo blog super legal.
bjs

Que Show, Kisner! disse...

o bacana de se ter um blogue é isso, dividir opiniões e ter um aprendizado em cima disso...
e tu sabe q eu tb gosto que discordem de mim, mas se tu acha q eu vou fugir do duelo, esquece. segura essa então: até agora aqui nas Quentinhas do Jamal todos gostaram da Norma, Há! Há!

Abração!

BAU DO FAEL disse...

pois é meu caro Mr. TV....acho que sou o unico que não curti a Norma...rs rs rs...

Mas a convocação pra missa de 7° dia eu to dentro.

abração

Dona Pimenta disse...

Caracas... Gente, acho que serei eu a "semente da discórdia", então rsrsrsr, ultimamente, o blog anda meio polêmico mesmo... Mas essa divisão de opiniões é bem legal, às vezes, nos faz pensar por algum ângulo que ainda não havíamos pensado.
Achei a personagem Norma, no começo, "sem sal". Quando ela foi pra cadeia, realmente, achei que fosse alavancar (o que não aconteceu - NA MINHA OPINIAO). A metamorfose da personagem se deu quando ela começou a vingança doida contra o Léo, e parecia que estava realmente dando a volta por cima. Fazê-lo de capacho, comendo comida do chão, etc... Show de bola! Porém, depois, ficou tudo desgastante. Ela nos levou a crer que cairia de novo na lábia do Léo(o que quase aconteceu), mesmo que ficássemos torcendo para que ela se vingasse e acabasse com ele. Por um lado, Norma morrer foi bom. Poupo-me de vê-la naquele papelzinho irritante nesta ultima semana, pelo o menos. Porém, ela tinha se tornado meio malvadinha, e em todos os finais das novelas anteriores, os vilões se dão bem. Podiam ter pensado algo melhor.
Mas... Como não sou autora de novelas e nem afins, tá bom tb... Não perdi nada, só minha paciência quando ultimamente ela aparecia. Afinal, ela, e o Pedro "Sujão" deviam ficar juntos... Nesta novela, os dois estão insossos. O Léo rouba muito mais a cena que o Pedro.
Vou fazer o "Team Léo S2"
Bjssss, Gente e ótima tarde de quarta.

Que Show, Kisner! disse...

blz... nos vemos na missa então, fica cm Deus viu?
abração...

Heron Xavier disse...

Olá Rafael. Bacana sua colocação, porém, assim com os outros colegas, não concordo contigo.

Norma segurou por bom tempo a novela e os dias que não aparecia, seja ela pobre ou rica, fazia uma total diferença na qualidade do capítulo.

O talento de Glória Pires é indiscutível e irretocável. E vejo que a personagem Norma abafa, de certo modo, Maria Fátima.

Infelizmente não vi a novela ontem e já deixo claro que não gostei da morte de Norma.

Pensando comigo, desconfio que Norma pôde ter sido assassinada por Fabíola, que decide vingar seu grande amor, Milton; ou mesmo Bibi, pela morte do pai e padrinho Theodoro - realmente a melhor e emocionante cena da novela; quem sabe Wanda, por um acesso de loucura ou mesmo Leonardo, que sem dó mata todas suas vítimas e Norma, após saber da morte de Carmem, torna-se apenas mais uma vítima.

Sim, é claro que a morte dela foi para alavancar ibope. E é claro que diferente da vida real, ela pode não ter morrido, caso as balas fossem de 'festim'.

Enfim, o que interessa é que Norma roubou os olhares da novela, que mesmo com bons momentos, ficou a desejar em alguns enredos.

PS.: que bom que Lilia brilhará na próxima novela!!! Ser protagonista pela primeira vez é mais do que merecedor para esta excelente atriz.

Abraço!

Rabisco disse...

Essa telenovela não passa aqui em Portugal, pelo menos por enquanto, mas já há muito tempo que não vejo Glória Pires representar.
Face a isso não posso dar a minha opinião quanto a este trabalho.

Mas verdade é que me lembro de crescer a vê-la na televisão e o seu talento está fora de questão!

Abraço grande

http://www.rabiscosincertossaltoemceuaberto.blogspot.com/

Cris Medeiros disse...

Eu detestei a personagem Norma. Acho que a todo o talento de Glória Pires, que é uma atriz que amo, ficou embotado na maior parte da novela. Só sendo destacado realmente nas cenas que você disse.

Matar a Norma foi o que de pior poderia ter sido feito. Que final tosco. Será que Gilberto Braga espera que ela vire uma "Quem matou Odete Roitman?". Doce ilusão.

Me arrependi de ter perdido meu tempo vendo essa novela

Beijocas

Heron Xavier disse...

Sinceramente: Norma não morreu 'bosta' nenhuma! É um plano do casal apaixonado envolvendo Jandira, Wagner e o delegado! A Eunice está como bode expiatório para pagar por todas suas arrogâncias!

É claro que Norma não terá um belo final, ou na verdade, sim, terá. Ela pagará sua pena e sairá pelo mundo, rica e de marido novo. Quer apostar?

No mais, Glória Pires coloca de vez a personagem de Maria de Fátima no armário. Novelão!

Márcinha Mendonça disse...

Olas, já de cara adorei nome do blog, rs e o quemais me surpreendeu foi fato de um homem estar a falar da novela, rs pra muitos isso é caretisse, mas quem é que não gosta de uma boa fixão, rs adorei o post, mas fico na espectativa que seja a Jandira a assassina rs.

Bem no mais boa noite e estou a te seguir, gostei do que li e vi, bjus meus

DPNN disse...

Também sou noveleiro assumido! A personagem se perdeu ao longo da trama. O autor quis colocar nuances demais e ela acabou ficando inverosímel, nem o talento da Glória a salvou. Nos últimos capítulos as cenas em que aparecia eram as mais chatas da novela - que não tem lá grandes atrativos, diga-se.

Seu pior papel, para mim, foi a da mãe do Lula, no cinema. Constrangedor em todos os sentidos.

Coloquei lá no blog minha lista de suspeitos...