CRÍTICO? ESSE CARA SOU EU...


Sou critico, chato muitas vezes, e meu azedume irrita algumas pessoas, mas eu falo por que tenho necessidade de expor o que penso, e podem ter certeza, adoro quando me envolvo num embate, numa discussão acalorada sobre um determinado assunto. E recebo bem as criticas desde que não sejam ofensivas, aquelas que saem do foco para atingir o pessoal.

Tenho notado que a novela Salve Jorge é uma porcaria mesmo, não era impressão. E em questão de novelas eu sou, como posso dizer, um sujeito que entende? Mas critica-la está sendo um motivo de discussão. Algumas pessoas a defende com unhas e dentes, e pra mim não passa de um grave erro de mão de Gloria Perez. Darei dois exemplos simples de como um péssimo texto de novela pode levar as pessoas a bombardearem situações que até ontem amavam.

Roberto Carlos é uma unanimidade nacional. Não há, e isso eu bato o pé, uma única pessoa nesse país que não tenha uma história que envolva o Rei. Pois bem, a musica que escreveu para novela ( que no meu ponto de vista é tão boa quanto a que usaram com Tais Araújo na sua Helena de Manoel Carlos) está sendo tachada de chata, sem graça e sem criatividade. Não vejo dessa forma. Infelizmente o povo mistura as coisas, e a falta de empatia dos protagonistas Nanda Costa e Rodrigo Lombardi ( acusado de usar colírio pra simular um choro no show do Rei) detonaram a musica. O mesmo acontece com o próprio ator que até ontem era uma revelação de galã e agora caiu alguns degraus e já é considerado um ator sem muitos recursos cênicos. Gloria Perez além de ter sido repetitiva na ideia ( digo que se ela explorasse o trafico de pessoas para Rússia, Croácia, como existe, o publico talvez se interessasse mais). Mas parece uma novela preguiçosa. Vamos usar os bordões já conhecidos, os mesmos figurinos e cenários. Economia porca! Gloria é sensacional autora, mas no momento prefiro a sua versão feita no Pânico da Band, tá mais crível.

Esses dias de folga pude finalmente assistir Fátima Bernardes e mais uma vez não entendi o porquê de tamanha critica ao seu programa. Muito, muito bom. As pessoas assistem ao Jô Soares interrompendo o tempo todo o entrevistado para falar de quanto ele é incrível, e adoram. Fátima aborda temas interessantes, tem convidados excelentes e melhor que tudo: deixa todos falarem e escuta. Isso é tão difícil hoje em dia! Ana Maria Braga entrevista e fica olhando pros cachorros, para teto, para qualquer lado, menos a pessoa que esta com ela. Faustão, Silvio Santos, Luciano Huck, Sergio Groisman, Marília Gabriela , todos se preocupam mais com o ponto eletrônico ( o Silvio não porque ta véio, e o Faustão é sem educação) do que com o povo que esta em cena. Então ponto pra Fátima  e não vejo a hora de ser reprisado diariamente no Viva, assim posso assistir.

Mas há algo que tenho certeza não receberei criticas por gostar. O Esquenta da Regina Casé é deliciosamente carioca, brasileiro, e me faz rir. Ela é o chacrinha versão século XXI, com um apelo popular incrível. Digam que ela é feia, que ela é sem graça, mas não falem que o programa é ruim. Aquilo é uma mistura que deu certo, apesar da edição truncada. Finalmente irão tirar o Didi dos domingos e a Regina poderá ficar até junho. Penso que talvez algum cacique da Globo tenha entendido que o humor do Didi morreu com Mussum há anos. O próximo que deveria ir para paredão é Leandro Hassum e sua forma gritada de atuar. Insuportável.


E por falar em paredão, o BBB começa hoje e o povo ainda continua tentando mobilizar as redes sociais contra o programa. Putz, é mais fácil o Lula confessar algum crime que a Globo tirar o BBB da programação. E além dos anônimos peladões com suas sex tapes programadas nos entreterem em Janeiro, agora tem também as “Mulheres Ricas”, ou “Mulheres que enriqueceram casando com homem certo” mostrando que a pessoa sai da favela, mas a favela tá lá entranhada nelas. Né Mulher do Carlos Alberto de Nobrega?

Eu vejo todas essas porcarias, por que GOSTCHO! Sou assim, e se quiser discutir, bóra que to aí pra debater.

Abração e ótima terça feira a todos.

7 comentários:

Lucas disse...

Isso é uma resenha! (rsrs) Rapidinho: essa novela é chata mesmo, permeada que é de déjà vu’s, fora a falta de liga entre os atores; a Regina é (sempre foi) o máximo, só precisando mesmo de um editor melhor; e a Fátima surpreendeu... é tudo isso que você comentou, ela está com um timing corretíssimo. O resto... é o resto.

M. disse...

kkkk.... rapaz, nem posso debater contigo, porque não assisto a maioria dos programas que vc citou. Faustão é o ó da falta de educação, e isso pra mim é intolerável. Mas a novela.. ai, ai.. não colou... o trio de "malvadas", só com muita paciência e gosto para assistir.

Vou discordar de um ponto.... adoro a Regina Casé, mas Fael, programa pra paulista e carioca..devia ser passado só por ai mesmo. A globo tem a absurda impressão que o brasil inteiro "ama, adora" samba, chorinho, funk, bossa e tals...mas isso não é verdade.
Esse regionalismo Rio/Sampa...enche o saco.

Fael...acho que sou mais chata que voce, porque além de criticar... não assisto. O que não faz sentido...eu sei.

Abraços

Heron Xavier disse...

Muito bom Rafael, concordo contigo em vários pontos.

As pessoas viram Fátima Bernardes de um jeito por anos e agora não conseguem desvinculá-la da imagem casal 20.

Gosto da esposa do Carlos Alberto, sempre a achei forçada e espirituosa, bem melhor que Narcisa, que não está com nada (mas tem grana).

O restante das mulheres dita ricas, nunca ouvi falar.

O programa de Regina Casé é excelente e realmente mostra algo que a tv parece esconder como entretenimento: a alegria do povo classe C brasileiro.

Regina Casé é a nova Hebe, sem dúvida alguma. E não a considero feia. O talento é maior que a beleza.

Já o BBB é tão rentável que tanto faz se haverá baixaria ou não: o que importa é o caixa $$$ e eles estão certos.

Hoje também tem a estreia de O Canto da Sereia - não vou perder por nada!

E pra fechar, nem vou perder meu tempo falando da novela: troquei de canal e estou assistindo Sansão e Dalila (ótimo) e Balacobaco (novela doida, mas me tira ótimas gargalhadas).

Abraço Rafael! Ótimo 2013 pra ti!

Alan Raspante disse...

Eu não assisto novela, televisão e etc, mas curti tanto o seu texto que eu precisava comentar algo, rs

Suzy disse...

Oieeeeee. Seus textos me prendem desaforadamente.
Não conheço nenhum homem que dá pitaco em novelas e programas de TV. Assim, lendo as suas colocações me divirto e ainda assino embaixo quanto a algumas categorias de programa.

Ultimamente, não tenho assistido nada. Estou sem TV no meu quarto. Então dessa forma, posso dizer que há aproximadamente um mês nem sei o quer rola por lá.

Quanto a novela, vi o primeiro capítulo. Horroroso. Que casal sem açúcar é aquele?

Quanto ao Esquenta, nunca assisti inteiro. Porém, várias pessoas que conheço adoraano programa...

BBB? O QUE É ISSO? AINDA EXISTE????

Estava com saudades dos seus textos. Tudo bem que sou nova por aqui, mas é muito difícil algum blogueiro me cativar em relação aos seus textos . Me ganhou..

Beijos

Cris Medeiros disse...

Acho chato o casalzinho de Salve Jorge, tanto quanto a música do Roberto Carlos. Tudo é chato ali... rs.

Fátima Bernardes, o que posso assistir do programa acho legal.

O Esquenta eu simplesmente amo de paixão, acho que é uma mistureba que deu certo, é mesmo um Chacrinha dos tempos atuais... rs.

BBB simplesmente não aguento mais, nem falar contra eu tenho ânimo, ignoro simplesmente... rs

Vera Falcão disse...

Bah, concordei com tudo, não vai ter briga, não vai rolar polêmica! hahahaha
Gostei muito do texto, tem alguns erros gramaticais (desculpe, mas sou jornalista e escritora, então sou bem chatinha quanto à escrita, se a pessoa aventura-se a escrever, penso que deve fazê-lo com a maior correção possível). Mas é uma crítica construtiva, porque o conteúdo está maravilhoso. Um abraço!