OHHH CRIDEEEE, CHAMA A MÃE!!!!

Na década de 80, a banda Titãs dizia que a televisão havia deixado o irmão de Cride burro demais!!! Pois eu digo que não. A Televisão da década de 80 era muito boa, com conteúdo e qualidade. O que na verdade nos deixou burros, foi às internet.

Adoro esse meio de comunicação, mas sou obrigado a dizer que é uma ferramenta que emburrece o grande publico. Ao mesmo tempo em que temos acesso a milhões, bilhões de informações, temos também a preguiça de ler, de nos informarmos com conteúdo de valor.  Outro dia me peguei procurando uma receita de doce de abóbora na internet, por pura preguiça de vasculhar o arquivo ( vasto ) que tenho em casa. Um exemplo simples, mas que reflete a incapacidade que exercemos hoje de buscar conteúdos na literatura escrita, dentro de casa.

A percepção do publico está tão empobrecida e incapaz que vejo pessoas falando que a nova novela das 6 “ meu pedacinho de chão” é chata e sem graça. Aquilo é uma obra prima da teledramaturgia. Um produto maravilhoso, artesanal, dado as mãos de profissionais do mais alto gabarito, de cenógrafos a atores, com um texto de alguém que é reconhecidamente um dos melhores autores da teledramaturgia nacional. Então por que o publico reage mal? Por que não quer mais lirismo, quer putaria embaixo de edredons, lesbicas se pegando em festas regadas a álcool. O BBB atrai mais atenção do que um produto poético como a novela das 6.

Nessa onda de falta de informação generalizada, me pego mais uma vez decepcionado com ídolos que simpatizava. Superstar ( novo programa de musica da Globo) colocou três nomes que circulam no topo da pirâmide musical do pais, Ivete, Fabio Jr. e Dinho Ouro Preto. A falta de capacidade deles é tanta que reconheço Claudia Leite como uma pensadora, assim como Valeska. São inertes, são dispensáveis no programa. Ontem ( domingo) me constrangi com a parcimônia de comentários, com a inabilidade de julgarem. Não é por que estão ao vivo na frente das câmeras. Ivete adora um holofote para fazer suas micagens. Fabio Jr. idem, para ele quanto mais luzes acendem, mais chances de balançar seus mullets  anos 80. Dinho? Desse eu tenho medo, com aqueles olhos arregalados e prostrados.

Já partindo para o humor, o programa de Adnet, que ainda não consegui decorar o nome, é simplesmente sensacional. O único inconveniente é o horário. Às vezes penso que a Globo faz questão de ferrar a carreira do cara. Mesmo assim, tudo o que ele e Marcius Melhem mostraram foi de altíssimo bom gosto, bem diferente do que o pânico anda fazendo. Eu que sempre gostei do humor jovem e irreverente deles, confesso que tenho me sentido enojado com as piadas sem graça e o modo grosseiro com que tratam as celebridades. Visto a cadela que colocaram no lugar de Sabrina Sato. Não precisava dessa baixaria.

Nesse meio de campo ainda encontramos Silvio Santos, dono de uma excentricidade caquética, destilando veneno em piadinhas mal intencionadas para seus artistas da casa. A impressão que tenho, é que são obrigados por contrato a serem humilhados pelo Patrão nos dominicais. Silvio Santos está virando um Chico Anisyo E Carlos Alberto de Nóbrega, dando emprego a um bando de figuras mumificadas como aquela coisa horrorosa chamada “Flor”. Desculpem, mas aquilo deveria estar em algum filme de zumbis.

Infelizmente tenho tido pouco tempo pra me dedicar à leitura, algo que gosto muito, e sempre que me afasto desse habito que julgo tão saldável como escovar os dentes, acabo por me sentir emburrecido. Terei que gritar ao meu irmão Dorfo, fala pra mãe, que a internet ta me deixando muito burro, muito burro demais!!!

Abração e boa semana a todos.


10 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Q bom tê-lo novamente por aqui ... tudo na vida tem estes dois lados ... a internet é fantástica como possibilidades mas as tais redes sociais [ai q canseira delas], só tem emburrecido mesmo as pessoas ... TV de há muito abandonei ... quero distância dela ...
Muito boa a contextualização do post ... direto, claro e relevante ...

BH te espera querido e nós tb ...

Beijão

Unknown disse...

Como sempre adorei seu comentários...principalmente quando fala do "programinha de calouro" da globo. vergonha! acredito sim que Claudia leite é pensadora comparando com Ivete...
E estamos carente de programa de humor como esse do Adnet sem baixarias. Um abraço e ótima semana.

Unknown disse...

Muito bom, Rafa.
Realmente a internet nos emburrece e nos torna mais inertes. Ninguém gosta mais de ler porque a praticidade vem sempre em primeiro lugar. Sequer temos tempo de parar para conversar com alguém, trocar umas palavras. Vejo tudo isso como uma "plastificação" das coisas, em especial das relações humanas. Também acho que a TV acompanhou essa plastificação, mas ainda assim ela é melhor que a internet, com certeza. Engraçado pensar que um instrumento como a internet, que poderia ser usado como um ferramenta de construção do conhecimento, nos trava o raciocínio...
Ótimo texto.
Bjs

Ludmilla.

jair machado rodrigues disse...

Meu caro Rafael, não é de hoje que gosto desta tua forma de pensar, e este post só reafirmou o que acho deste blog, gosto muito...nem teria o que comentar, pois foste perfeito nas abordagens destes assuntos...adorei o programa do Adnet, fazia muito tempo que não assistia um programa de humor e ria tanto. Tou meio revoltado com a internet, também acho que ela está emburrecendo as pessoas, ou as pessoas são isso mesmo e a internet só realçou rs. Quando eu soube da rejeição ou baixa audiência da novelinha das 18 horas, me caiu os butias do bolso, eu achei que iriam adorar, algo lúdico, uma outra estética, uma certa pureza, e aí tenho de concordar contigo, as pessoas preferem a baixaria televisiva do bbb, ou mesmo aquela novelinha antes, a Malhação, o que é aquilo, aquelas crianças transando e se lambendo durante a tarde, aposto que as mesmas pessoas e crianças que viam Malhação, malharam Pedacinho de Chão (rimou rs). Quanto ao Silvio Santos, o que dizer de um velhinho esclerosado dono de um canal de televisão, talvez eu fizesse pior rs. Obrigado por me permitir respirar um pouco de inteligência e coerência em um post.
ps. Meu carinho meu respeito e meu abraço.
Ps2. Tou meio cansado da internet, embora frequente pouco, tenho e-mail e este blog e só, mas confesso que tou meio decepcionado, continuarei a escrever, pois necessito, mas acho que desta vez vou acabar com os comentários.

Unknown disse...

Uai rafa a net eh aquilo q nos somos, ela n cria nd, nos a alimentamos, portanto nos criamos td isso! A tv so vende aquilo q o povo qr, o q reflete a populacao bem informada e educada q nos somos!!! Salve brasil, nos n temos saude, educacao e sequer comida, mss temos a copa do mundo. Pais mediocre, de pessoas pequenas, mal educadas e sem futuro algum. Parabens pelo otimo texto, precisamos d mais alimentadores como vc nesse mundo infinito da internet.

alex disse...

Adorei o texto , gosto muito da internet e sua magica habilidade de responder perguntas, mas refleti de como se é mais marcante a descoberta feita em uma biblioteca , fruto de uma pesquisa mais
calma e analítica.

alex disse...

Adorei o texto , gosto muito da internet e sua magica habilidade de responder perguntas, mas refleti de como se é mais marcante a descoberta feita em uma biblioteca , fruto de uma pesquisa mais
calma e analítica.

Unknown disse...

Parabéns Rafa!
Muito boa sua reflexão sobre esse tema ;)
Bjs,
Silvia.

Cris Medeiros disse...

Saudade de leu seus textos. Sinto que estou me afastando do mundo e até das pessoas que gosto e de vez em quando preciso me obrigar a procurar essas pessoas, como você por exemplo.

Bem, eu amo televisão, sou uma apaixonada total e acho que ultimamente ela tem sido a minha grande companheira, seguida pela internet. Mas realmente a internet emburrece sim, muito mais que a TV. Depois da internet eu perdi um pouco o hábito de ler livros, porque fico consumida por pesquisas. Sim, eu amo pesquisar assuntos do meu interesse na internet, geralmente ligados a medicina que é minha paixão.

Beijocas querido e não desista de mim, viu? rsrs

Gera Careka disse...

È exatamente isso Rafa! Impossível não comparar tudo o que vemos por ai... com os áureos anos 80!!!
Já tinha chegado a esta conclusão. Tanto é que ultimamente tenho ficado cada vez menos tempo na internet!
Chega a doer de tantas "burrices" que presenciamos, sejam nos comentários nos mais variados temas, espalhados em inúmeros sites desde noticiários banais do dia a dia, passando pelos famigerados blogs futebolísticos... o nível anda baixíssimo... infelizmente!!!
Ando bem desanimado com tudo isso, pra te falar a verdade!!