PRECONCEITO MESMO, OU INTOLERÂNCIA?


A censura  é perigosa desde que os que a aplicam não ultrapassem o limite do bom senso e acabem cerceando o direito de cada um de nós de nos manifestarmos de maneira livre, direta, e com entendimento que se extrapolarmos, pagaremos pelo que dissermos ou fizermos. Assim identifico uma democracia. Você tem os seus direitos, desde que respeite o dos outros, basta.

Protógenes Queiroz conseguiu sua fama através das operações policiais contra o crime do colarinho branco, e mandou juízes e empresários pra cadeia. Beleza aproveitou-se disso e elegeu-se deputado. É engraçado o Brasil. Neguinho faz qualquer malabarismo e ganha quinze minutos de fama e na eleição seguinte esta lá, se candidatando. Não desmereço a elegibilidade de Protógenes, pelo contrario, melhor que sejam homens como ele a governar do que mulheres frutas, jogadores de futebol ou pastores histéricos. Mas o senhor deputado na ultima semana pisou na bola.

Pediu a justiça à reclassificação do filme TED ou a não exibição publica do filme por achar que induz o jovem as drogas e bla bla bla. Nem me estendo por que todos leram sobre isso. Quero só fazer a minha defesa sobre o assunto. A classificação indicativa era para 16 anos, e ele levou o filho de 11 anos para ver. Pra que existe essa maldita classificação etária nas programações se os pais ( inteligentes como o deputado) não respeitam. Se alguém, em algum lugar desse pais, que agora deu de censurar tudo, colocou essa indicação de idade, é por que MENORES não deveriam vê-lo.
Então senhor deputado, não me venha com churumelas.

Outra coisa é que agora Monteiro Lobato virou definitivamente a Cuca. Não querem mais seus textos em sala de aula, por que ferem os princípios de cor, raça e ofendem nossos irmãos afrodescendentes. Meu, para com isso! Quer melhor forma de acabar com o racismo do que num determinado trecho de uma obra onde aparece algo ofensivo ( na época que foi escrito não era, Cacilda!!!) e mostrar ao aluno que aquela forma de se manifestar é errada? Aplica-se cidadania e acaba essa coisa velada do preconceito. Essas ONGs daqui a pouco irão proibir de usarem artistas negros em filmes e novelas sobre escravidão por achar que induzem ao preconceito racial. Aí se pintarem um artista pro personagem, eles irão processar por que acham que estão caçoando do negro. Para...Para tudo, porque estamos embarcando numa canoa furada que logo afunda. Não é possível viver num pais democrático, onde “existe” liberdade de expressão e não se poder falar mais nada. Se gritar numa estrada “olha um veado” se referindo ao animal que atravessa a pista, algum gay que ouvi-lo irá processa-lo por preconceito, por sentir-se ofendido. Não dá para a intolerância tomar conta dessa forma. Isso é o mesmo que faziam os militares na ditadura, tudo o que se falava era distorcido e acabava por ferir a integridade do regime. Esse politicamente correto é hipócrita.

Sou da opinião que se uma pessoa agride publicamente outra com ofensas racistas e preconceituosas deve sim ser punida por isso, mas buscar na literatura, nas artes subterfúgios para se fazerem presentes é errado. A educação  acima de tudo deveria ser o carro chefe. Dizem o tempo todo que corintiano é ladrão e bandido. Cadê as ONGs para dizerem que não, que isso induz a população ao preconceito? Um peso, duas medidas.

Pra mim isso é só uma forma de aparecer. Deixe Monteiro Lobato em Paz. Deixe o ursinho TED nos cinemas. Ele será exibido por no máximo três semanas e depois sai de cartaz e o povo esquece.

To vendo a hora que será proibido falar Mussum na TV. Ele se alto intitulava macaco, negão, e outros adjetivos proibidos hoje em dia. Induz ao preconceito? Não sei. Pode até ser que alguém esteja lendo isso agora e pensando se me processa ou não. Não sou famoso, então se um dia se o for, guarde pra essas coisas pro futuro, quem sabe não rola uma indenização procê!!! Né?
CADÊ A IGREJA PRA PROCESSAR A INTERNET?

Abração a todos e ótima quinta feira.

PASSATEMPO DE TERÇA

Pessoal, ainda to sem tempo pra um post legal. Essa semana acaba meu martírio, to chegando ao fim da correção do livro. Então, pra não deixar isso aqui morto e vocês esquecerem de mim, bobagens da internet. Passatempo do povo que não tem o que fazer e fica dando print pra todo lado.














ABRAÇÃO E ÓTIMA TERÇA A TODOS.

QUANDO UMA MULHER AMA UM HOMEM

Imagens as vezes contam melhor uma história do que palavras.

















http://www.youtube.com/watch?v=E_7fHaQ29Gw&feature=share&list=ULE_7fHaQ29Gw


As fotos são do fotógrafo e amigo do casal Tim Dodd, que no site dele tem mais informações. E hoje o Taylor Morris tem um site para arrecadar doações para o tratamento, mostrar seus pequenos progressos e divulgar a história pro mundo.


A guerra é estupida, seja por qual motivo se duele. Não existe argumentos que expliquem a morte, a mutilação de jovens pelo mundo. 

abração a todos.

A GENÉTICA DO MAU CARÁTER


Certo dia, o senhor com quem trabalho disse algo, comum, mas que ainda não tinha ouvido e passei a compreender, como se me fosse dado o poder supremo, atitudes, personalidades e o modo de ser de algumas pessoas. Dizia ele:

Não se engane por que mangueira dá manga.

Essa é uma das verdades do mundo, mas felizmente não é regra. Algumas pessoas nascem com caráter duvidoso tendo pais extremamente honestos. Pode acontecer também que num cesto cheio de boas maças uma já nasça podre. Às vezes você identifica uma personalidade nefasta apenas observando seus progenitores.

Incrível o quanto de mau-caratismo essas pessoas herdam de seus pais desonestos.  Tudo camuflado numa aura de bom menino(a), mas se visto sem a emoção do momento, não passam de hipócritas que se fazem de coitados para levar vantagem.

A inveja, senhora das desavenças, é um gene que vem as sobras em algumas pessoas. A mão leve de outros, que se apropriam de bens achando que nunca irão ser percebidos é um traço de personalidade quase sempre herdados dos pais. Engraçado de tipos assim é que se descobertos choram, esperneiam e transformam as situações em duvidas que no fim das contas ninguém consegue concluir o culpado.

Não compreendo por que alguns vivem olhando a grama do vizinho, preocupando-se se ela cresce verde, se está bem aparada, mas em momento algum essas pessoas, que passam seu tempo cuidando da vida alheia, saem de suas casas pra recolher o cocô que algum cachorro fez na grama verdinha que ele tanto inveja. Personalidades assim já no berço demonstram sua monstruosidade.

Citando um exemplo até certo ponto mórbido: minha sobrinha mais nova tem varias amiguinhas da mesma idade com as mesmas características, gostos e brincadeiras. Mas lá entre elas havia uma, que por unanimidade era rejeitada pelo grupo. Uma garota que fazia intrigas, quebrava as bonecas das outras, destruía qualquer brincadeira a qualquer momento. Justamente essas atitudes que fazia a seleção natural. Era deixada de lado por não se enquadrar nas maneiras normais de meninas de 8 anos. Pois bem, essa garota machucou mais de uma vez as amigas até o ponto de fechar uma porta na mão de uma das pequenas e decepar lhe os dedos. Horrível? Sim, péssimo! Tratando-se de crianças, e o pior, intencionalmente,  o que foi mais chocante para todos em volta.

Essa menina crescerá sem limites para destruir ou machucar quem quer que cruze seu caminho. Sei disso por que conheço adultos com essa mesma falta de noção do que é certo ou errado. Já vi mulheres prejudicarem uma noiva no dia do casamento por inveja, outra que roubou algo de valor sentimental de uma prima para fazê-la sofrer e tantas outras coisas que analisadas em profundidade cheguei à conclusão que eram traços herdados de pai ou mãe. Fora o descaramento, a mentira, o jeitinho de tirar proveito e tantas outras coisas passadas por mamadeira aos filhos.

O certo é identificar esses tipos e fugir, por que não há limites. Pessoas assim não gostam de ninguém, não tem apresso a nada, são quase psicopatas, se não os forem mesmo de verdade. Querem tudo para eles, o que é deles, o que é seu, o do vizinho e tudo mais que possam abraçar e “possuir”. Às vezes apenas pelo fato de ter, porque depois da conquista, jogam de lado e partem pra outra.

Abraço a todos e ótima semana

Ps.; estou um tanto ausente dos blogs por que preciso de rotina para corrigir um texto que será enviado para um concurso literário, isso tem tirado o precioso tempo que dedico a leitura e comentários. Peço que me desculpem. Em breve retorno.

AMOR É SINÔNIMO DE RESPEITO


Nas ultimas semanas executo uma tarefa peculiar como forma de respeito pela mãe de um amigo meu. Foi casada por 52 anos com o seu primeiro e único amor. Uma relação de mais de 60 anos. Incrível imaginar que alguém possa viver ao lado de outra por mais de meio século e ter o mesmo e intenso amor sem que nada abalasse os alicerces dessa união. Há dez anos, marcados no ultimo dia 6 de agosto o seu companheiro partiu. Daí em diante passou a escrever em versos e prosas a sua dor (que é  justamente o que estou digitalizando), sua solidão e a esperança de reencontra-lo um dia em outro plano.


Sabemos, eu e todos que me leem que não curto poesia. Não pelo gênero, mas por muitas vezes não compreende-las. Mas quando se lê algo escrito por quem convive contigo, é diferente. A cada palavra, verso expressado nas linhas eu imagino o instante e o que se passava com ela. Em alguns momentos preciso parar e deixar a tarefa de lado por uns dias, por que me deprime algumas passagens. Se eu que sou apenas um conhecido (adotado pela família...rs) sinto a garganta apertar, imagino os filhos lendo alguns desses trechos. Mas a finalidade dessa compilação se resultará num belo livro. Estou cá organizando essa coletiva de versos e futuramente quem sabe mostro a vocês o resultado.

O que se aprende com histórias desse tipo? Afirmo que muito!!!
A primeira grande lição retirada destes textos está baseada no amor. Não naquele amor que as pessoas dizem facilmente até para um pacote de biscoitos, mas o amor combinado com respeito, admiração, confiança. Amar alguém não é apenas dividir um espaço nesse mundo, é seguir construindo, lado a lado, sem buscar subterfúgios para que pedras atrapalhem a caminhada. A missão é retirar do caminho do outro os obstáculos e não cria-los para dificultar a trajetória e com isso poder justificar seus próprios erros.

Existem pessoas que não sabem amar. Mesmo que o relacionamento esteja tranquilo, os problemas resolvidos, a vida seguindo calmamente num ritmo de conquistas a dois, a pessoa ( seja quem for do casal) procura desesperadamente uma forma de minar a felicidade. Procura subterfúgios para jogar uma pá de cal sobre tudo que se construiu até então. Já vi varias vezes isso acontecendo, e o pior, não se dão conta de que a cada abalo desses, novas fissuras surgem no alicerce. Um dia tudo vem ao chão.

A segunda lição está baseada no compromisso com a fé. Uma crença inabalada no poder de algo superior que dá alento no desespero, que conforta quando não cessam as lagrimas. Por vezes vejo nas palavras dela uma suplica pelo amparo de Deus, e em seguida percebo que as linhas se tornam mais afáveis e animadas. Incrivelmente e notadamente se vê a interseção de alguém naqueles momentos. E o tempo, senhor de tudo ameniza a dor, por que no passar dos anos as linhas também se tornaram menos sofridas.

Separei um dos poemas e pode parecer brincadeira, mas eu que sempre clamo não ler poesia, hoje estou postando uma. Isso é pra se ter noção que a gente pode sim, mudar de opinião, por que não vale a pena seguir a vida com um cabresto nos impedindo a visão do mundo. Quem sabe um dia até mesmo eu escreverei poesias...rs.

Sem limites


Agora que você foi embora,
E a espera para vê-lo é quimera:
Fico pensando nos tempos de outrora,
Quando em seus braços envolvida,
Num abraço quente e um instante
Tão doce e puro amor sentia.
Quase eterno! E me perdia...

Como éramos felizes,
Eu bem sabia!
Hoje o mesmo amor daqueles dias,
Flui constante em meu peito em noite fria.
Embora só, com esta lembrança viva,
Somos eternos nesta e noutra vida!

Bernardeth Andrino


Ótima semana a todos.

UM CD PRA VIAJAR NO FERIADÃO


Hoje, véspera de feriadão deixo um Cd pra quem curte boa musica. Até segundona tem tempo pro povo fazer download.

01 – WE ARE YOUNG - Fun & Janelle Monáe
02 –CRAZY CRAZY NIGTHS -  Big Foote ft. Sun For Moon
03 –SIMPLY FALLING -  Iyeoka
04 – PAYPHONE - Maroon5
05  - AINDA BEM - Mina
06 -  THE ONE THAT GOT AWAY - Katy Perry
07 – BUST YOUR WINDOWS - Jazmine Sullivan
08 – SOMEONE LIKE YOU - adele
09 – REHAB  - amy_winehouse (unplugged_11-may-2007)
10 – BECAUSE THE NIGHT - Rhythms del Mundo Feat. KT Tunstall
11 – ESTE AMOR - Federico Aubele
12 – SOMEBODY THAT I USED TO KNOW
13 -  SAY YES - Iyeoka
14 – DESAFINADO -Julie London (Slightly Out Of Tune)
15 – YOU KNOW IM NO GOOD - amy_winehouse (unplugged_11-may-2007)
16 – SOMEWHERE IN BROOKLYN - Bruno Mars
17 -  LONG LIVE - Taylor Swift
18 – CALL ME MAYBE - Carly Rae Jepson


Abração e ótimo 7 de setembro bem patriótico a todos nós.

E AÍ, TU TAMBÉM É CLASSE MÉDIA MANO?


O “blin bóóónnn” esticado da campainha indica que você está parado a porta esperando que alguém abra. La dentro ouve-se passos e subitamente a porta se escancara aparecendo uma senhora de cabelos volumosos feitos à base de muito bob quente, nos olhos a maquiagem discreta inspirada em Maria Callas. Ela esta de avental e convida a entrar. La dentro vê-se estantes com bibelõs de cerâmica, uma ou outra caneca de cerveja que repousa ao lado de porta retratos de família. Sofá de courvin contrasta com a única poltrona (a mais antiga) decorada de gobelem. A senhora indica o sofá para sentar onde há varias almofadas com padronagem de oncinha. No canto de uma das paredes aquele bom e velho quadro de casamento com a moldura velha. Fotos pintadas sobre as originais. Em poucos segundos ela serve uma xicara de café um tanto fraco, por que economiza no pó. O assunto? Claro, a família, a vizinha e tudo mais que classe média adora comentar.

É assim que se caracterizava a casa de qualquer tia ou avó de nós, frutos da classe média. Classe essa que nos últimos anos rompeu-se em duas. Ou faliram e tornaram-se classe C e D ou emergiram para os novos ricos, e agora só viajam de avião. Essa fatia da sociedade onde fomos criados ( boa parte de nós ) não existe mais. Com o poder aquisitivo dado as classes ditas mais baixas da população o Brasil ganhou uma nova cara para a classe média. Os antigos churrasqueiros de laje, agora tem seu próprio cantinho em casas compradas com suor, mas prontas e decorada ao estilo mais apropriado: piso frio ( cerâmico para facilitar a limpeza) , sofá de chenilli , tapetes de sisal e suas enormes TVs de plasma. O pobre agora não é mais pobre, ele é classe média, os filhos fazem inglês na  escola do bairro, e no fim do ano viajam para o praia e torcem o nariz para os novos farofeiros. Vê-se  a expressão no rosto da dona que até dez anos atrás carregava sua caixa térmica com frango para as areias do litoral: Que horror essa gentalha, não?

Cada vez mais vemos pessoas ascenderem a um nível elevado de poder aquisitivo. Fazem prestações a perder de vista, mas acabam tendo, possuindo os sonhos de consumo que antes ficavam nas paginas de revistas. As mulheres colocam peito, os homens malham em academias e podem até comprar uma camisa pólo original. Esse pessoal que alimentou o mercado de falsificações hoje clama pelo original e pagam caro por eles. Até outro dia pediam cds piratas para aqueles que conseguiam baixar na internet, hoje são os primeiros a acusarem os amigos que ainda tem essa mania de pirateiros. Onde já se viu usar um DVD de camelô no seu mais novo Blue Ray que o primo trouxe de sua ultima viagem a Miami.

Essa classe dominante que vota na Dilma e usa perfume importado ( que adora novela) é sim a classe operaria de outro dia disfarçada com novas estampas. Não se muda a capacidade cultural de uma nação do dia pra noite. Eles querem ser a elite, mas caem por agua quando abrem a boca e proclamam ser “perca” de tempo passar horas em frente a TV. É muito melhor ler um livro, aí te indicam Paulo Coelho, por que acham chique conhecer sua obra.

Isso é hilário e ao mesmo tempo tragicômico. Um povo que nasceu sob o julgo de uma ditadura fuleira, que passou pelos perrengues de um governo Sarney e viu um Galã ser despejado do Palácio do Planalto, querer hoje bancar o fino dando lição de moral e indicando uma vida cultural ao vizinho ignorante é patético.

Esse povo que ascendeu não deveria se preocupar em mostrar suas posses. Deveria sim olhar fixamente para quem lhes pede voto e percebem o engodo que está novamente prestes a comprar. O povo evolui economicamente, mas a cabeça continua sendo a mesma de 2000 mil anos atrás onde os governantes romanos davam pão e circo para contentar a massa.

Não adianta assistir noticiários de corrupção em grandes TVs, precisamos é que essa nova “classe” além de educar os filhos em boas escolas também pare e pense antes de eleger a mesma bandalha que os enganos nos últimos quatro anos.

Sejamos classe média, mas conscientes de um Brasil mais justo com os que ainda não ascenderam a esse nível. Não é vergonhoso ser pobre, muitos já foram e parecem ter esquecido. Se hoje a situação está boa pra você, pense que muitos ainda perecem, e é neles que devemos focar, por que a base da pirâmide é que mantem um pais vivo.

Abaixo os políticos corruptos que compram nossas almas com dentaduras e bonés vagabundos.

Boa terça feira a todos.



EU, EU MESMO E MINHA CHATICE


Há muito tempo aprendi a lidar com um sentimento ruim (aquarianos se apegam mais a isso) o da rejeição.

A rejeição não é apenas aquela onde outra pessoa te esnoba ou coisa parecida, é também a incapacidade às vezes de concluir tarefas por que alguém criticou de forma destrutiva. Nesse momento a rejeição te pega de calça curta e acaba machucando mais do que devia.

Mesmo com a idade madura, todo mundo sabe que não sou mais criança, às vezes permito que me machuquem por pura ilusão de que as pessoas querem apenas o meu bem o tempo todo. Não é assim. E se tem algo que respeito, é a individualidade e os momentos críticos de cada um. Sei respeitar cada individuo e seus dilemas. Mas não sei o que há que nas pessoas às vezes me veem como saco de pancadas.

Criei escudos e ultimamente tenho feito algo que não é da minha índole. Pagar grosserias na mesma moeda. Não sei se é um estagio da vida, ou simplesmente uma canseira normal por já termos passado do meio do ano e aquela fadiga, estafa está me rodeando. Sei que meu pavio está curto, e qualquer coisa acendo o estopim.

Desde pequeno, quando tenho um compromisso, um programa definido, fico antecipadamente criando uma rotina de como será, por onde devo ir e o que acontecerá quando estiver por lá. Claro que as pessoas não têm nada a ver com isso. É uma neura minha, uma forma sistemática de me programar. A coisa piora quando algo depende de mim, como ser o cozinheiro da festa, o motorista ou algo parecido. Pra se ter uma ideia, me programo pro fim de semana já na segunda feira. Fico pensando o que e como será, criando expectativas e arrumando formas e horários predefinidos. Sou assim, mas não imponho que outros também o sejam. Se sou chato, tento não passar pras pessoas. Depois de tudo organizado, se algo sai errado eu me estresso mais do que deveria.

Minha avó era uma ótima pessoa, mas tinha um péssimo habito de estragar o passeio de quem fosse. Assim que tudo estava programado ela desistia de ir, ou mesmo que não fosse, achava uma forma de deixar-nos preocupados. Uma maneira nefasta de impedir a diversão alheia. Minha mãe tem o mesmo jeito. Mas hoje fico salvo dessas atitudes, por que morando sozinho não tenho a obrigação de satisfações de onde vou, com quem, ou o que vou fazer. Mesmo assim ela às vezes consegue destruir a alegria de alguns passeios. O pior que se fossem apenas as pessoas da família estaria tranquilo, por que sei lidar, mas amigos também fazem isso. Destroem qualquer intenção de um programa legal.

Devo estar ficando ranzinza, só pode ser isso, por que aos meus olhos as coisas são de uma cor, o restante do mundo pinta de outra cor. Aí nesse caso ou me calo e viro bonecos de ventríloquo repetindo o que me mandam dizer, ou acabo incomodando todo mundo que está em volta.

Como o ser humano é complicado!!!

Abração a todos e vamos que vamos por que sexta é feriadão...obaaaaaa!!!!