Uma frase pra se pensar

Tenho visto a nova campanha da TIM sendo vinculada na TV e uma das frases me chama atenção todas as vezes que a leio:

“O que adianta a banda ser larga se a mente é estreita”.

Hoje lendo o post do Mike lembrei imediatamente dessa frase. Percebi no texto uma capacidade de se auto analisar, compreender e se curar, que está muito ligado a tudo isso.
A frase não fala apenas da incapacidade virtual daqueles que não entendem a internet. Ela fala do preconceito, da falta de tolerância, de coisas que estão arraigadas no ser humano e que não há tecnologia no mundo que cure.
Vi por esses dias na TV uma senhora negra se despindo na porta de um banco ao qual ela freqüenta há 14 anos, por que a porta giratória não a deixava entrar, e o segurança, nada fez para evitar sua humilhação, ou melhor, forçou a situação para tal. Não entendo como alguém com condições financeiras iguais ( por que o segurança não devia ser o dono do banco), tripudia sobre uma pobre doméstica. O que há nisso, o consolo de um “poder” que ele tem sobre ela, só por que impunha uma arma, ou estava no estado de “controlador “ da situação?
Não compreendo a igreja excomungar pessoas que impediram o nascimento de gêmeos gerados por um estupro, numa menina de 9 anos. Sou contra o aborto, sempre fui, e serei, mas em casos como esse, é inevitável que o façam. Que filhos podem ser gerados por uma criança de 9 anos. Que mãe poderá ser essa? Que futuro teriam caso a gravidez chegasse ao fim e possivelmente levasse a pobre genitora a morte.
A igreja católica perde grandes chances de calar-se. Não vivemos mais na idade média. Não há mais a inquisição, apesar de temos um Papa que era chefe de tal, por que mudar o nome pra não sei o que lá da doutrina da fé da na mesma. Sou católico, e hoje, profundamente decepcionado com a instituição ( vejo a igreja apenas como um comercio) digo que não tenho mais vontade de sentar-me e assistir a uma missa. Acredito no meu Deus, nos meus santos, na minha nossa senhora, e assim sigo. Não me deixarei corromper nunca por pedaços de céu oferecidos por algumas igrejas evangélicas, e muito menos vou ficar trotando e sacudindo os braços numa missa de Padre Marcelo.
A mente do ser humano ta estreita ainda, mesmo a banda sendo larga.
Ouvir uma jovem, aparentemente moderninha dizer que Obama é anti-cristo por ser negro e gay, é prova que não adianta avançarmos no tempo, por que a sociedade em massa ainda é carente de raciocínio lógico.
O preconceito está tão dentro de casa, tão inserido no seio familiar que às vezes me espanta ver meu sobrinho ser repudiado pelo meu irmão por ter dado um beijo no rosto de um homem e escutar que quem faz isso é “viadinho”. Onde está o carinho, a afeição independente de sexo. Uma criança que é rechaçada desde pequena e tem incutido na mente e no caráter certos preconceitos como esse, num futuro verá claramente as diferenças ( cor, raça, sexo, e tantas outras) como algo abominável, desprezível e que deve ser extinta.
É difícil conviver com diferenças, eu sei, mas é bom tentarmos abrir a mente, por que o mundo gira mais rápido que o nosso entendimento de vida. A cada dia surpreendo-me mais com as pessoas, apesar de não esperar nada de ninguém. Mas confesso que conhecer gente inteligente me faz bem, e a banda larga que a internet proporciona, é um espetáculo a parte na vida. Dizem que o aquariano é uma pessoa de vanguarda e que tudo que remete a futuro o agrada. Como não fujo a regra, saber que daqui um tempo teremos resposta sobre vida fora da nossa galáxia, ou simplesmente que alguém foi curado por que a pesquisa de células tronco permitiu, faz com que eu acredite que Deus, independente da crença que temos está aí abrindo os olhos do ser humano para novas descobertas, e mais ainda, que ele não nos abandona simplesmente por que um homem qualquer excomunga outro.
Tenhamos a mente larga, como a banda que nos oferece a internet....rs rs rs
Falei demais, filosofei demais.
abração
Os.: leiam o post do Mike de hoje, vale a pena.

7 comentários:

Serginho Tavares disse...

esse é o problema moço,
a informação está ai mas as pessoas não estão a absorvendo como deveriam.
o poder do conhecimento está em nossas mãos mas para isso precisa-se compartilhar completamente com o outro e não apenas jogar as informações achando que as pessoas vão busca-las e aceitá-las
abração

Fabiano (LicoSp) disse...

O ser humano ainda tem muito o que crescer. Mas sabe de uma coisa, a igreja e o poder não querem que crescamos, pois sabem que neste momento vamos descobrir a cegueira em que vivemos a seculos.

Pelas minhas viagens percebo que o preconceito existe, mas em cada lugar de uma forma. Na argentina por exemplo é super normal os garotos se comprimentarem com beijos no rosto. Algo que aqui ainda é tabu.

Ao mesmo tempo é normal para o brasileiro o carnaval e suas mulheres nuas, mas não é normal uma parada gay. É normal seus filhos verem dançarinas seminuas e suas músicas nada instrutivas, mas não é normal um beijo gay, um aborto, um negro ser presidente.

Muito esta mudando, mas acho que ainda haverá muito sofrimento até a evolução total.

bjso

Anônimo disse...

oi querido

fiquei impressionado com a atitude do seu irmão assim como fiquei impressionado com a atitude de uma igrejka que sempre tive orgukho de dizer ser minha, a católica... o mais agravante nesse último caso foi que o padrasto engravidou a menina, ainda tem esse detalhe!

obrigado pela citação do post, escrevi ele mais com o coração do que com a cabeça... mas auto análise é um pouco de cada um né? coração e cabeça...

Gustavo disse...

Ai ai Rafa!!!
Elegância filosofica.

Acredito que eu nunca tenha visto o comercial, mas vc destrinchou a frase do jeito certo, no ponto, sutil, Pheeeno e lindo demais.

Infelizmente em qualquer lugar que estamos, qualquer que seja a pessoa, muitos preconceitos existem, se não são visiveis são no minimo escancarado nas mentes "minis" que encontramos por ae no mundo.

Tenho coisas assim dentro de casa, infelizmente, mas não acredito que tenho uma voz alta demais para fazê-los começar a mudar, mas tudo bem, não vem ao caso.

Mas o mundo corre, as coisas mudam, percepções antigas viram antiquadas, afinal quem imaginou um dia que milhares de pessoas teriam tantas tattoos e andariam por ae com ela debaixo de um terno, nesse exato momento é que a palavra Tempo diz tudo, e muitos precisam de tempo, porque um dia a "Banda" terá que ficar muito larga m,as de uma forma abrupta ou seja, gostando ou não terão que conviver.

Posso estar errado, mas é como vejo. E quem pode mudar tudo isso?
Aqueles que mais um vez serão o nosso futuro, meu irmãosinho, suas sobrinhas e todos que desde pequeno podem desfrutar de uma banda Larga que tem como eminência se tornar cada dia mais abrangente, mais bonita por dentro e por fora.

Nossa falei demais para um comentario.


Bjundá e AMEI o texto!
Filosofe sempre!

J. M. disse...

Tava curioso para ver o que havia no baú do Jamal. Li apenas este post. Mas vejo que se trata de uma pessoa coerente e antenado com o que acontece nesse mundo onde vivemos. Gostei do seu blog. Espero conseguir tempo para lê-lo mais vezes. Te linkei. Abração.

descolonizado disse...

tenho convivido, na faculdade, com seres tão ignorantes que nem sei o que comentar aqui.

a informação está aí, o povo que tem preguiça de buscar e usá-la em beneficio próprio. fato!

F disse...

realmente tem muita gente de cabeca pequena circulando por ai. tao em todos os lugares, antes eu achava que pessoas que fizessem intercambio, eram pessoas que ja tinham a mente um pouco mais aberta. claro que nao, esse tipo de experiencia esta com o acesso tao facil, que fico sabendo de varias pessoas de mentes fechadissimas que fazem intercambios. mas acho que tem que esperar um pouco mais, as coisas estao mudando, vagarozamente mas tao. temos que ver.

abraco
ps: cada vez que entro aqui fico com a porra dessa musica dos bsb na cabeca. sempre.