AO MEU MELHOR AMIGO

É  redundante falar de sofrimento quando se tem uma perda na vida. E muito incomodo e digamos, chato, para quem está perto ter que ouvir sempre a mesma coisa. As mesmas lamúrias. Eu me policio para não tocar no assunto, afinal a dor é só minha.

Mas dentre tudo isso eu posso me considerar uma pessoa afortunada. Nasci numa família de bem, cristã, que me educou parcialmente para vida. Sabe como é família italiana, grita-se e chora-se mais que educa...rs. Mesmo assim carrego  comigo a honestidade ensinada no berço.

Dizem que ter um amigo é ganhar na loteria, e ter vários é sinal de que não tem nenhum. Eu ganhei na loteria algumas vezes, mas apenas uma vez o premio foi extraordinário.

Minha vida é feita de ciclos muito pontuados, quase um roteiro escrito, diagramado e representado. Posso datar cada grande mudança que tive. Algum tempo atrás ( muito tempo...rs)  tive a primeira perda significativa da minha vida, não que outras não tenham sido sentidas, mas alguém de dentro de casa morrer é de balançar as estruturas. Mas nesse mesmo ano conheci o meu melhor amigo.

Amigo mesmo. Aquele que não precisa falar pra te consolar, que respeita suas neuras, seu modo de ser, e ainda por cima te ensina o que já havia aprendido na vida. Amigo que vira família, que se torna irmão, muitas vezes pai, por que ao educar-nos faz esse papel. Junto do amigo vem à vida dele e uma legião de outros amigos e familiares. Por fim você está inserido num novo circulo e ao se deparar, é um adotado, um membro desse clã.

Eu prezo amizade, por que sempre digo que amigo é um espelho de nós mesmos. Quando se tem algo a oferecer de bom, ele fica. Já família te suporta, por que não tem plano B. Existe uma frase dita por alguém que não me recordo, que diz: Ai daquele que passa pela vida sem amar. Eu já digo o contrario: Ai daquele que passa pela vida sem ter pelo menos um amigo de verdade..

Estou numa fase sensível da vida, abalado emocionalmente, oque me provoca choro o tempo todo. Eu, que nunca choro! Mas tudo bem, isso passa. Tenho minha família, tenho meu melhor amigo. Tenho uma vida cheia de outras pessoas que me fazem bem.

Por que senti necessidade de falar de amizade? Talvez para que as pessoas saibam que pode existir amor entre amigos, como irmãos. Amor sem alcunha alguma que leve a comentários pejorativos. Hoje todo mundo é maledicente, para qualquer situação há um infeliz que mal diz e faz fofoca. Existe amor entre amigos, sem intenções escusas, eu sei e provo que sim.

Acredito que meu melhor amigo esteja magoado comigo. Na verdade nem sei, mas ele se afastou. Isso é complicado, por que você vai perdendo peças do seu tabuleiro, tabuleiro esse que é seu chão. Aí se formam enormes buracos e transpor fica difícil e cansativo.

Essa musica da Anne Murray é uma celebração a amizade, no meu ponto de vista. Acho que fala muito. Fica em homenagem a todos os meus amigos, em especial ao meu “melhor amigo”.


Abraço a todos. Bom fim de semana.

10 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

O melhor amigo é assim mesmo, as vezes ele se vai, mas sempre volta.
Bfs
Abraço

Cris Medeiros disse...

Essas fases sensíveis da vida, especialmente no seu caso que tem a ver com uma perda, só mesmo o tempo ameniza...

E quanto a amigos, já houve esse afastamento com duas amigas que eu considerava uma amizade sólida e que num determinado momento a coisa foi desandando, é triste, a gente custa a superar, acho mesmo que não se supera, mas a gente segue adiante.

Espero que no seu caso ainda haja como consertar.

Beijocas

Math disse...

Entendo bem a situação, mas a vezes a gente pensa que as pessoas se afastam, quando na verdade apenas estão dando o espaço que precisamos naquele momento, e isso não quer dizer que, em breve, retornarão ao nosso convívio.

Amizade verdadeira suporta tudo!

Abraços.

Latinha disse...

Olá,

Eu vou ficar com o que o Mabe disse, que por sinal é um amigão mesmo, tipo esses que você escreveu... e como ele bem disse, as vezes, por não saber como ajudar ou não querer "atrapalhar", a gente dá espaço.

Mais que isso, sempre é tempo de mudar algo... se você acredita que ele possa estar magoado, pergunta! Afinal... amigos são assim... ;-)

Grande abraço!

Anônimo disse...

Não gosto de cliches e tenho medo de frases feitas como : perda se supera com o tempo, amizades vão, mas se forem verdadeiras ficam ou voltam....
Não sei muita coisa, e o que sei vejo o tempo de uma hora ou menos dissolver em ar, mas sei que dor é dor e que nós todos , sem excessão , as possuímos!
Esquece-se, ameniza? Não sei, mas sei que todos, mesmo a mais sorridente das pessoas, trazem escondidas as dores das perdas! São inevitáveis, são parte da vida humana como sorrir! Talvez conviver com elas primeiro hora após hora , depois dia após dia , conversando com essas perdas, sem evitá-las como você faz aqui e, tenho certeza faz na sua vida real, seja a única maneira de torná-las conhecidas!
Bjs

Marcos disse...

Bem, amigo ou melhor amigo é sempre uma via de mão dupla! Nem sempre sabemos porque nossos amigos ficam chateados, por isso que o correto é uma boa conversa, papo reto desarmados.
E dai se o amigo é real? A vida continua normal!
Um dia tambem vou fazer um post sobre o mesmo assunto.
Abç meu melhor amigo!

wair de paula disse...

Coincidência - ontem escrevi para uma amiga que adoro e não via há tempos. Sabe quando o tempo passa e vc fica com vergonha de ligar,etc e tal, e quando percebe já passou muito tempo? Não me dou mais a este luxo. Ligo, escrevo, pois não posso ter mais buracos no meu tabuleiro. Já bastam os do passado distante. Entendeu o recado?
Abraço imenso.

Fred disse...

Eu já "deixei" vários melhores amigos se irem... e ficam mesmo esses buracos no tabuleiro... coisas da vida, nzé? Hugz, guri!

Gera Careka disse...

Nossa...você escreve e descreve seus "causos" de uma forma muito bacana de se ler e sentir. Cheguei a sentir saudade de uma grande amiga, que hoje em dia não fala mais comigo! Mas nem por isso, deixei de sentir a mesma coisa. A musica da Anny Murray é muito representativa pra mim! Valeu mesmo! Adorei...abs

M. disse...

Pelo visto seu melhor amigo é sim real...então espero que tenham tido o papo reto e tenham esclarecido as coisas.
Beijos..aos dois. rs