APENAS UM SORRISO



Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho, 

Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas! 
(Machado de Assis)

Quanto custa a alguém sorrir? Na minha opinião, nada! 

Não entendo por que existem pessoas que se esforçam em mostrar ao mundo que são vencedoras, tem o corpo esculpido em academias de luxo, vestem-se com roupas de marcas famosas, desfilam em belos carros, moram em apartamentos belíssimos, decorados pelo fulano de tal que saiu na revista mês passado, mas não conseguem sorrir naturalmente para o mundo. 

É um equivoco de algum sujeito de sei lá onde dizer: dinheiro não compra felicidade! Ao certo para megalomania de alguns milionários que insistem em ter tudo o que suas podres cabeças desejam realmente a felicidade não terá preço. Mas para alguém que um dia sentiu o peso das necessidades básicas de sobrevivência, o dinheiro trará sim, uma felicidade confortável, e o sorriso no rosto. 

Lia sobre Roberto Carlos na revista Alfa desse mês, e lá diziam que o Rei havia passado uma fase negra ( ou dificultosa, já que ele não admite cores escuras na sua vida) com a morte de sua ultima esposa. Deixou de criar, deixou de ver amigos, e o pior, deixou de sorrir. Sorriso esse que encanta o publico há mais de 4 décadas. Hoje, recuperado, ele demonstra sua serenidade com largos sorrisos as pessoas. Sejam elas fãs, jornalistas ou o reduzido numero de amigos. 

Monalisa esboça um sorrisinho maroto no quadro de Leonardo Da Vinci. Não sabemos se é irônico, debochado, satisfeito ou simpático, mas o fato é que ela sorri. Não o sorriso largo e cativante de Sandra Annenberg, mas o sorriso contido da época, que pode demonstrar inúmeros sentimentos. 

Hebe foi à rainha do sorriso largo, e hoje faz falta não vê-lo mais na TV. Sinto profunda simpatia por quem deixa as amarguras da vida não transformar o rosto numa sisuda mascara de mal humor. A humanidade não tem culpa se a pessoa é infeliz, se a cama é vazia, se os desejos não se realizam, se a vida dela é um mar de indiferenças. Deveria ser lei, e cumprida a riste: É PROIBIDO NÃO RETRIBUIR SORRISOS. 

Todos temos problemas. Ai daquele que diz que a vida é perfeita, infelizmente vive num mundo fictício. As agruras da vida existem por que quando sanadas nos fazem ter a vontade de sorrir para mundo. Isso é que rege a vida, o bom humor, a certeza que depois da tempestade vem o sol, mesmo que tímido. 

Não gosto de gente que não sorri. Para mim pessoas que não conseguem doar-se num segundo esboçando algo que lhe ilumine o rosto, não deveria sair de casa. Mas também, por favor, não seja uma gralha sorridente, que faz festa até para pardal que toma banho na sarjeta. Sejamos coerentes e discretos. 

Mas sorriem, por que se for pra mim, tenham certeza que há retribuição a altura, num largo, doce e sincero sorriso. 

Boa segunda e todos, ótima semana.

6 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Clichê, mas vai lá: "Sorria, mesmo que seja um sorriso triste, porque mais triste que um sorriso triste, é a tristeza de não saber sorrir".
Bjux

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

seu sorriso é lindo ... #fato ... esta sua foto é a q mais gosto ... sempre gostei dela ... desde q descobri q fomos coleguinhas [no bom sentido viu!] no jardim de infância ...

eu sou um cara de bem com a vida desde q não me tirem do sério ... rs

Unknown disse...

E tem como não sorrir pra você depois de um sorrisão desses? :-)

Cris Medeiros disse...

Queria ter um sorriso mais bonito, daquele estilo comercial de pasta de dente... rs. Mas assim sorrio bastante quando estou com outras pessoas. No trabalho acho que sou uma das que mais ri de tudo... rs

Beijocas

wair de paula disse...

não sou a pessoa mais sorridente do mundo. mas me recuso a ficar de mau humor.
sou um tipo de "empático light", o que já é acima da média. abraços, belo sorriso.

Suzy disse...

Já fui muito mal humorada. Mas, nada que façam as pessoas correrem de mim. Geralmente, quando sorriem, eu retribuo.

Esse ano passei a sorrir mais. E, percebi que a energia positiva revigorou com mais intensidade a minha vida.

Estou extremamente melhor!

Beijos