O ABSURDO DIA DA MENTIRA

Podeis enganar toda a gente durante um certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não vos será possível enganar sempre toda a gente.
Abraham Lincoln

Quem nunca mentiu nessa vida?

Todos nós um dia fizemos uso dela para não magoar alguém, para nos beneficiarmos de uma situação. Algumas vezes a mentira é necessária.

Mas o problema da pessoa mentirosa, aquela que o faz por patologia , quando pegas no flagrante, desmascaradas, julgam-se inocentes, vitimas. O mentiroso nada mais é do que um grandessíssimo cara de pau. Já ouvi pessoas que pregaram mentiras absurdas dizerem: mas eu não prejudiquei ninguém, te fiz algum mal?

Espera um pouco. E onde entra a mentira nisso tudo? Como assim não prejudiquei ninguém? A falta da verdade já é o mal maior. Enganar alguém seja pelo tempo que for é imperdoável, enganar muitos é doença. E não adianta o mentiroso se justificar, ele é sim o vilão da história.

Muitas vidas são construídas sobre mentiras. Pais que adotam filhos e não lhes revelam a verdade, ou mesmo aqueles que são chamados “mitômanos maníacos”. Pessoas que criam e acreditam nas suas histórias mirabolantes. Tipos que vivem da mentira e nela constrói sua vida, e acreditam que sejam verdades absolutas. Quando pegos no pulo, choram, esperneiam, e juram que não enganaram ninguém. Pessoas assim destroem quem está por perto, e no fim terminam loucos, compulsivos e sozinhos. Conheço alguns.

Toda e qualquer criança aprende a mentir, digo todas, sem exceção. O que as faz parar é a orientação de pais espertos que sabem que aquilo a prejudicará num futuro próximo. Cedo aprendem a mentir, e cedo aprendem que isso não leva a nada.


Nenhum mentiroso tem uma memória suficientemente boa para ser um mentiroso de êxito.
Abraham Lincoln

É um tanto absurdo criarem um dia para comemorar a “mentira”. Podíamos então ser mais drástico e comemorar o dia do assalto, do estelionato, quem sabe até o dia do “estuprei, mas não matei”. Acho que passa do limite de bom senso dizer que a mentira é uma brincadeira, e dela podemos usufruir e enganar as pessoas. O dia da mentira pode-se tudo.

Mentira e traição são coirmãs que destroem pessoas mundo afora. A traição geralmente começa com uma mentira, que toma proporções assustadoras virando um grande circulo vicioso, uma bola de neve esmagadora. Por onde passa devasta.

Ao mentiroso que lê esse texto, não ache que o mundo conspira contra você, por isso mente. A verdade desde os primórdios do ser humano é beneficiado. Quando se constrói uma vida baseada em mentira, qualquer história, é fadada ao insucesso.

Não mintam pra mim...por que eu não gosto...rs rs rs...Omitam, mas não mintam.

Abração a todos, e ótimo fim de semana.












10 comentários:

Geladeira no prego disse...

Acho que clonaram seu blog,
recebi uns comentarios estranhos, mas enfim, passa la depois...

Quanto a mentira, o ser humano ja esta habituado com ela, desde pequeno é inevitável, mas tem pessoas que conseguem "controlar " o nível de mentiras e tem pessoas que não, mentem quem nem sentem , e pior, acabam acreditando em suas proprias mentiras.

Bom fds ;**

Geladeira no prego disse...

FELIZ DIA DA MENTIRA ASIOAISAOISOAS

Geladeira no prego disse...

Te peguei moço, hehehe!
Bjs e um ótimo fds, segunda to com post novo ;)
Beijos

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Vc caracterizou muito bem ... a mentira está na raiz da formação do SER. Ela começa lá na primeira infância qdo os pais mentem ordinariamente para os filhos sobre as coisas mais naturais da vida. Daí é um passo para a banalização da prática ... Estou com vc. Odeio a mentira. Não mintam para mim e nem omitam nada. Por mais dura q seja a verdade ela é a verdade.

Bjão querido e obrigado pelo carinho.

Esperando vc aqui em Minas.

Tatinha disse...

Então menino,
É assim que a banda toca. Desde os primórdios já existiam os "próprios" ( leia no gênero feminino e masculino ) Não vou dizer que nunca menti, pois estaria mentindo mas, sempre quando há este episódio em minha vida, tenho o "DEFEITO" de ficar vermelha de vergonha. Não há aquele que não saiba que acabei de contar uma mentira, pequena que seja...
Não gosto de nada baseado nela, o câncer da humanidade.

Cris Medeiros disse...

Então... Existem mentiras e mentiras... Eu conto minhas mentiras, mas geralmente é para me defender. Porque a mentira ruim mesmo é a que provoca intriga, calúnia, enfim, que envolve terceiros.

Não ligo quando alguém mente pra mim por uma razão que julgo justa. O chato é quando mentem e me sinto excluída da verdade, como se não fosse merecedora dela. Não sei se me fiz entender, mas é nessa linha de raciocínio... rs

Beijocas

Sandra disse...

'Mentira e traição são coirmãs que destroem pessoas mundo afora'

Assino embaixo.

Lobo disse...

Eu já meio que falei minha opinião sobre isso lá no blog...no fundo ninguém gosta muito de ser enganado, mas as vezes é necessário...

Abração Rafa!

Unknown disse...

Não gostei do seu texto, achei muito mentiroso.... mentirinha... gostei sim!!!

Apesar de que acho que Abraham Lincolm deve ter mentido pra mulher dele, quando chegava tarde em casa.

Abraço

Gustavo B

railer disse...

não acho que o dia seja pra 'comemorar' a mentira, mas sim pra gente poder brincar com ela, pregar peças inteligentes como vários sites fizeram (inclusive eu) e trazer um pouco de diversão a essa nossa vida corrida que muitas vezes não nos dá tempo para se divertir direito.