CD - HOMENS DA MPB

Resolvi homenagear os homens que fazem parte da nossa MPB. Como nossa musica é rica e cheia de grandes compositores e interpretes fiz uma compilação eclética do que já foi sucesso nas ultimas 4 décadas. Se tem coisa brega no meio, é por que talvez eu seja meio brega...rs. Mas tem gosto pra tudo.

Inicio com Chico Buarque e a agoniante “Construção” ( na minha opinião a  musicas mais bem feita da MPB), seguido pelo Rei Roberto Carlos e um de seus sucessos mais recentes "A mulher que eu amo".

Ney Matogrosso numa regravação de “Nada Por mim”, sucesso de Kid Abelha nos 80. Cazuza e “Faz Parte do meu Show”, da trilha sonora de Vale Tudo, bombando no Canal Viva. Em seguida RPM num dueto com a banda Zero no auge do sucesso dos dois nos meados de 1986, num ritmo chamado de new romantic. Junção do vozerão de Guilherme Isnard e da voz geme-geme de Paulo Ricardo na musica "Agora eu Sei".

Dominó foi uma banda criada por Gugu Liberato e que emplacou alguns sucessos passageiros, mas que deixaram  lembranças em algumas pessoas. Afonso Nigro ainda era galãnzinho, e fazia as meninas suarem. “Com todos, menos comigo” foi um hit que marcou. Na mesma linha bandinhas, vem “Você não soube me amar” na versão original da Blitz, também anos 80.

Legião Urbana e um classico de 1986 “Quase sem Querer” e “Volta Pra Mim” do Roupa Nova são sucessos romanticos que embalaram muitos namoros dos hoje trintões.

Essa escolha por sucessos mais antigos seja talvez pra mostrar o quanto é atemporal a MPB, e os jovens de hoje saibam o quanto esse povo todo foi importante na construção da nossa musica. Pode ser o rock, o romantico, ou o pagode que vem logo abaixo, nossa gama de bons interpretes não deixam a desejar pra nenhum pais anteriormente denomindado “primeiro mundo”.

Radio Taxi e “Eva”, regravado mais tarde por inumeras bandas. Chico Buarque e o tema de Dona Flor e seus dois Maridos “ O que será”, em dueto com Milton Nascimento. Uma das musicas mais dificeis de serem cantadas.

Ivan Lins e “Lembra de mim”, Caetano Veloso e “Shy Moon” (cantada em ingles, mas valendo pela belissima interpretação).

O primeiro pagode da lista é do Raça Negra, há mais de 25 anos na estrada. Escolhi um sucesso la do passado “Estou Mal”. Não me importo em dizer que esse tipo de musica, muito me agradou no passado. Não serei apedrejado, por que tenho certeza que alguem concordará que a musica é boa.

Padre Fabio de Melo não é um grande cantor, mas sua musica “Vida” é uma das mais belas da lista. Então deixa o guri se misturar com tanta gente boa.

Zeca baleiro é um tipo de cantor que o que quer que seja que regrave fica otimo na sua voz. “Homem com H” originalmente interpretada por ney Matogrosso ganhou roupa nova e ficou muito boa.

“Flor de Lis” de Djavan é um sambinha classico daqueles que todos um dia sentiram vontade de se levantar da cadeira e dançar despreocupadamente. Gilson desapareceu mas “Casinha Branca” é uma ode. Linda e saudosa.

Agepê e outro belo pagodinho da decada de 80. “ Deixa eu te amar” é daquelas musicas bregas que devemos todos um dia cantar, e o pior, enquanto tocava, cantei inteirinha...rs rs rs.

Finalizo com a voz poderosa e harmoniosa numa classica e unica interpretação de Zé Ramalho, “Mulher nova, bonita e carinhosa”.

Espero que gostem. A seleção foi escolhida a dedo, com muito critéiro. Se disserem que pelo menos 5 delas valeram o download, já fico feliz...rs.

BAIXE POR ESSE LINK:



Abraço a todos e um ótimo fim de semana.

9 comentários:

Cris disse...

Na próxima festa que eu der vc será o DJ.........rsssssssssss


Tirando Dominó ( que ninguém merece) todas foram belas escolhas. E quanto ao Padre Fabio de Melo, amo mais ainda vc.....rs
Gosto de gente sem preconceito, de cabeça aberta, de coração sem limites e pronto para renovar e aceitar as renovações.

Beijos

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Apesar de minha total repulsa ao Dominó e ao Padre, a seleção ficou legal ... baixei e já coloquei no pen ... só q excluí as duas ... vc me perdoa né?

Sandes disse...

Olá Rafa, td bem? Também adoro música de qualidade, é claro! Um trintão entende outro, não é mesmo? rsrs Vou baixá-las imediatamente. Abração e fica com Deus!

Edilson Cravo disse...

Sucessoooooo total...rs quebrou tudooooooooooo...rs.
Abraços querido.

Marcos disse...

Olha ao meu ver faltou e sobrou na sua seleção. Unanimidade que Dominó nimguem merece.
Mas gostei da seleção. Apesar de não serem da minha epoca rsrsrsrs.

Geladeira no prego disse...

Raça negra e Dominó , não rola oaisoaisoais, mas no mais, você tem bom gosto moço!

Bjs

BAU DO FAEL disse...

Gente do ceu...vou fazer o seguinte...retirarei dominó e raça negra do cd...e posto de novo..

Unanimidade contra eles...rs rs rs

Cler .**.**.**.**.** disse...

Oi, Rafael
Com mto carinho te ofereço um selo...tá lá meu blog...aprecio mto seu!
gde abraço ^^

Sandra disse...

Que delicia de homenagem, Rafa!
Mas faltou Osvaldo Montenegro aqui... :(
Tô baixando as músicas de qualquer maneira! :P

Beijo!