INVEJA VIRTUAL

Já falei de inveja outras vezes e sempre agradeço por não ter o gene dela instalado no meu DNA. Mas hoje quero comentar como tenho percebido a inveja virtual...rs rs rs.

Um dia ( parece começo de história mentirosa) , conversando com minha amiga do blog Dama de Cinza a qual denominarei como “Bianca” daqui pra frente, abordávamos sobre o por que de alguns indivíduos agredirem através de comentários a pessoa dela. Não é que o povo discordasse do seu ponto de vista, agrediam-na no pessoal, falavam coisas dela, ofendendo-a por razão alguma.

De um ano pra cá mais ou menos, tenho percebido alguns comentários anônimos na minha caixa de mensagem. Pessoas que não falam sobre o tema do post, mas sim fazem ataques pessoais.

Não sou popular, não levanto bandeiras, não entro em discussões acirradas sobre temas do momento. Exponho minhas ideias e conto algumas bobagens da minha vida pessoal. Sempre prestando atenção de não abrir demais as portas, por que há muitos vampiros nesse mundo, que destroem sua vida por puro prazer. E como todos sabem, eles só entram em nossas casas, quando convidados. Gosto dessa metáfora, por que ela ajuda a compreender bem que quando damos oportunidade para pessoas de mau caráter entrarem em nossas vidas elas invadem e destroem tudo

Não estou aqui fazendo menção a ninguém especifico. Estou falando de uma forma generalizada, portanto não sintam-se ofendidos por que não mirei o rifle em ninguém.

Percebo em alguns blogs que visito, e são centenas posso afirmar, um certo mal estar nos comentários deixados. Existem blogs que sigo religiosamente, alguns esporádicos, e outros tantos que passo, pulando de galho em galho. Uma diversão que me atrai nesse mundo virtual. Por isso percebo as vezes que pessoas muito inteligentes, que expõe seus pensamentos coesos, são agredidos de forma anônima e covarde. Já li em dezenas de blogs mensagens pedindo que os anônimos parem de mandar mensagem.

Existe a liberdade de expressão, o livre arbítrio que nos fazem seres humanos com opiniões. Mas tudo tem um limite. Dialogar e discutir com alguém que não concorda, é debate. Ofende-la com argumentos vazios é outra coisa. Talvez seja inveja. A inveja virtual.

Noto perfeitamente que certos blogueiros nutrem antipática por mim. Isso não me afeta em nada. Não tenho blog com o intuito de ganhar prêmios, de divulgar nada que não seja o sorriso dos que me seguem. Sinto imenso prazer quando alguém que não faz parte do circulo de seguidores me deixa um recado e diz que vai voltar. É muito prazeroso.

Paulo Braccini é um cara de inteligência impar. Todos que o seguem admiram sua capacidade de escrever e expor pensamentos. Percebi também que pessoalmente deve ser ainda mais interessante, pelos depoimentos dos que o conhecem ao vivo e a cores. E por que falo dele? Não é rasgação de seda, não é puxa saquismo, por que não curto isso, não sou adulador de ninguém, mas mencionei o Paulo, por que o via em blogs amigos, comentando e nunca recebia uma visita dele. Isso me intrigava, e formou-se uma certa guerra fria, do meu lado, por que ele nem se dava conta da minha existência. Ficava pensando o porquê dele não comentar no meu blog, sendo um cara tão divertido e aberto. Meu momento de inveja virtual. Mas nunca, em momento algum fui ao seu blog (que visitava escondido) e o agredi ou chamei atenção. Um dia, ele apareceu, e me deixou um recado...senti como sendo aprovado num seleto grupo de pensadores. Pode parecer bobagem, mas é importante quando alguém popular se interessa pelo seu blog.

Há outros tantos que possuem mil, dois mil seguidores. Vou, comento, e acho ótimas as postagens, mas nunca recebo um “ola” em troca, e isso por mais que não tenha importância, aos poucos fazem com que desista de visita-los. O entusiasmo se vai.

Também há o outro lado do blog. Quando você passa de anônimo a amigo de msn. Tenho vários blogueiros que converso em minha lista de seguidores. A cada dia conheço outros e me surpreendo com a beleza de seres humanos que se escondem atrás dos um blogs. Mas há também os não tem nada, absolutamente nada a ver com gente. Aí se cria uma saia justa. Dou graças disso ter acontecido poucas vezes. Na maioria me torno amigo virtual fiel e inabalável.

Por mais que tente expor minhas ideias de forma honesta e bem clara, sinto que em alguns casos me olham como se fosse “arrogante”. As pessoas que concluem isso, é só conversar comigo por 15 minutos, que a impressão passará. Não tenho soberba e muito menos arrogância.

Dentro do meu MSN há um grupo intitulado “Meus amigos virtuais”. E fico feliz por que a cada dia eles aumentam mais. Gosto de conversar, e os que também gostam, sintam-se bem vindos. Adoro o ser humano e suas confusões. Isso é sempre subsidio para os personagens que vivem na minha cabeça, martelando para saírem, querendo uma história, ansiando por uma personalidade.

Abração e boa quinta feira.

20 comentários:

Karina disse...

Rafael,
Seu "recado" foi dado de forma extremamente elegante.
Além disso, a cada dia que passa, creio muito nesta questão de não deixarmos os vampiros entrarem em nossa casa. Na verdade, percebo a cada dia a necessidade de modificar a minha postura de forma a impor limites e respeito, mas sem perder a ternura, óbvio (até porque isso eu nunca conseguiria fazer, a não ser que a coisa azedasse de vez). Um beijo, Karina.

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Uala! o Bratz aqui citado com toda esta deferência!
Este nosso lance foi engraçado mesmo ... vc ficava aí a pensar coisas de mim e eu daqui a pensar coisas de ti, já que o via comentando em todos os blogs amigos ... mas enfim ... um dia um tomou a iniciativa e tudo tomou o rumo certo ... rs

Eu tb pouco me lixo para quantos comentam ou visitam ... gosto do blog pela interatividade q ele proporciona ... cada vez mais novas descobertas, novas possibilidades, tanto virtuais qto reais ... isto eu prezo e muito ...

Concordo com vc no q concerne a visitas anônimas ou mesmo identificadas q se acham no direito de agredir ... discordar com argumentação e elegância é altamente saudável, mas querer ser baixo ... me poupe ... neste ponto não sou nem um pouco democrático ... uso o moderador sim e se não me apetece não publico ... simples assim ...

Parabéns Rafael ... vc é um dos blogueiros ímpares de Blogsville ... aprendi a te admirar e a te admirar por estas suas posturas firmes e determinadas ...

bjão

;-)

She disse...

Olá Rafael, adorei esse post, aliás li os outros também e com alguns eu me diverti, confesso...rsrs
Sobre esse eu acho que algumas coisas têm mudado por aqui, tenho Blog há quase 3 anos e nunca vi tanta baixaria, em termos de agressões, como eu tenho visto ultimamente...Eu acho lamentável.
Eu mesma fui agredida, algumas vezes, logo que anunciei a publicação de meu livro... Enfim!
Beijo, beijo!
She

Unknown disse...

Sobre a primeira parte do texto nem vou comentar pra não alimentar o ego do tal anêmona. É simplesmente triste.

Já sobre a parte do msn agora me caguei todo. Quase ia pedir pra você virar meu amigo mas vai que me descobre vazio e passa a não gostar mais de mim?? MEDA... :-( Porque eu te gosto muuuuito!!

Andreza disse...

...poxa,esse texto bateu comigo...não todos...mas a maioria quer mesmo é competir...pra vc bjks doce no ♥

s a u l o t a v e i r a disse...

Cara, você expôs o que muitos pensam. Não entendo essa postura do 'serumano'. Não é difícil receber o outro, ficar feliz pelo outro: seja com o texto, um comentário, um selinho recebido; adoro a vitória alheia, é tão natural!!!
Quanto a não gostarem de você... penso que não gostam de si mesmos. Enfim, nós que te seguimos gostamos de você!!! hehe

Gostei muito do texto, gosto muito da tua casa e da maneira como nos recebe.

Beijão rapaz.

Ótima quinta.

Dêco disse...

"Dentro do meu MSN há um grupo intitulado “Meus amigos virtuais”. E fico feliz por que a cada dia eles aumentam mais. Gosto de conversar, e os que também gostam, sintam-se bem vindos." E kd o msn?
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Ok, o Paulo é uma figura ímpar, e desperta essa vontade de ser visto por ele na maioria das pessoas que o leem. Despertou em mim.
Eu leio o seu blog desde sempre e comentei algumas vezes. parei, pq parei com todos.
A Dama de Cinzas também é dona de uma qualidade que me fascina.
Eu já fui alvo de ataques pessoas por uma pessoa que não gostava muito de mim. Mas e daí? Ignoro e sigo adiante. Não concedo aos outros o dom de me fazer mal. Não sempre.
Fica bem.
Abraços

Paula Barros disse...

Ah, comigo já foi o contrário, eu simpatizei com o teu blog logo logo, com a sua forma de escrever. Foi lendo um comentário seu que pensei, ele deve escrever legal. E gostei.

E o seu sorriso na foto é super agradável. Tem horas que fico olhando, antes de entrar.rsrs (não é cantada não, ok? É elogio mesmo rsrs) Sabe aquele rosto que a gente pensa, ele parece gente boa? É assim com a tua foto.

Quanto aos anônimos nunca tive problemas, tenho blog há 3 anos. O risco que corro é me apaixonar por um(a), são sempre carinhosos. E devem imaginar que eu sei quem é que deixou a mensagem.

E só posso dizer, vai escrevendo, escrevendo...e as pessoas vem e ficam, outras vem e se vão, outras...mas você vai sempre escrevendo mais e melhor, aprimorando.

abraço!

Cris disse...

Querido Rafael, vira a página. Nem vale à pena!
O mundo está agonizando e algumas pessoas ainda se dão ao "luxo" de perder tempo com esse tipo de energia, de negatividade, de insultos. Pior que isso; não é pessoalmente, não é cara-a-cara. É sempre escondido, sempre no anonimato ou nomes falsos, blogs que nem existem. Ficam atrás do mundo virtual. À sombra dos seus "desafetos".
Por que vc e a Dama de Cinzas estão sendo atacados?
Simples:

"Os ataques da inveja são os únicos em que o agressor, se pudesse, preferia fazer o papel da vítima."
Zamora

Já me importei muito com esse tipo de coisa, ainda recebo alguns comentários idiotas e maldosos, mas meu tempo está direcionado para as coisas e pessoas que amo, para as verdades que acredito, para meus ideias que corro atrás.

Conheço seu blog e um pouquinho de vc e meu querido, vc causa incomodo. Vc atrapalha, sim !
Vc sabe de vc. Sabe quem é. Sabe por onde anda e seu mundo virtual é apenas reflexo do seu mundo "real". Ao contrário do agressor virtual. De repente, tudo que ele possui na vida é uma imensa ilusão. Queria ser um pouco de vc, um pouco da Dama...

Não liguem pra isso. Deleta e lamente. Triste viver à margem e à sombra de algo que nunca seremos e nunca brilharemos.

Eu to na sua cola....rs....mas to pra mostrar a cara e curtir sues posts!

Boraaaaaaaaaaaaaaa, não liguem pra isso! A raça humana é uma merda mesmo. Eu falo, eu falo.....rs

beijo grande

Arsênico disse...

Eu amo ler você... sempre muito sincero... e não se importe com as pessoas invejosas meu caro... elas são fracas de espírito... ou no máximo existe um porco em suas almas!

Graças a Nossa senhÖras das Bee's... fui ofendido apenas umas duas vezes... mas passou... e ignorei!

O Paulo é mesmo um fofo... e todos da minha lista... também leio por prazer... e não pra fazer média com ninguém!

Uma boa dica pra evitar comentários desnecessários você já adotou... que é moderá-los!

***

aBraços!

;-D

Ellen disse...

Finalmente consegui seguir este blog. Sempre dava problema no e-mail de cadastro. Vc está entre os meus favoritos... bjsss

Letícia Cunha disse...

Na minha janela apareceu que deu erro...como não tenho certeza mandarei de novo, e então você apaga se estiver repetido, caso contrário, pode aceitar. Desculpa! rs
Vou ser sincera...tinha escrito um comentário enorme aqui, digno do seu post, mas eis que o Mozilla se revolta contra minha pessoa e fecha tudo. "Ocorreu um erro". E fim, já era meu comentário de 3min digitado aqui, e agora tomada por um acesso de raiva vou apenas tentar escrever outro...vamos lá! rsrs
Bom, antes de mais nada, Olá! :)
Como já disse em comentários anteriores por aqui, poderia escrever um outro texto aqui, mas acho melhor me conter e fazer apenas uma "síntese" do que penso a respeito desse tema. Até mesmo porque é um tema que nos faz reflitir demasiadamente e querer colocar tudo aqui num único comentário, ainda mais para mim, prolixa por natureza...rsrs
Parabéns outra vez pela sua postura diante desses fatos/atitudes/assuntos, como dizem por aí "desgraça alheia aos olhos dos outros é colírio". É lastimável que ainda existam pessoas com esse tipo de atitude, de pensamento. Isso é a prova de que a inveja, junto da individualidade, do egocentrismo, do egoismo são uns dos grandes males do nosso mundo atual, infelizmente. Faltam pessoas comprometidas com o bem estar social, com o próximo. Fico me perguntando, como fica a consciência e o coração desse tipo de gente? Por que fazer mal ao outro se não ganhará nada com isso? Qual a finalidade desse tipo de atitude? Será que não pensam o quanto pode machucar alguém?
Com certeza vivemos em uma país democrático, temos livre-arbítrio, mas que só alcança até onde começa o espaço do outro, não temos o direito de invadir a vida, a privacidade de alguém e muito menos de criticá-la e apedrejá-la. Cada um é cada um, e devemos apenas respeitar, assim como queremos ser respeitados todas as outras pessoas também desejam. Afinal, respeito e educação nunca são demais!
Não é, de forma alguma, aceitável que uma pessoa agrida outra sem motivos, e mesmo com motivos, devemos ser tolerantes e saber viver em sociedade, devemos por um momento sermos racionais e civilizados - o que anda difícil acontecer!
Lamentável que essa seja ainda a nossa realidade. Incrível como o tempo passa, a civilização "evolui" e ainda existem pessoas com pensamentos ultrapassados e modos de agir do tempo das cavernas - disse isso em outro comentário, mas reparei que também vale para esse, acho que fiz um "plágio" de mim mesma, isso vale, né?! rs
Beijo, e parabéns outra vez!

Karina disse...

Puxa... Tinha feito um comentário e ele nem apareceu...
:(

Cris Medeiros disse...

Oi querido! Bem, assim que te conheci logo passamos para o msn e desde então nos grudamos, pelas afinidades que sentimos ter um com o outro.

E logo assim que comecei a conversar contigo te falei desse problema da agressão no meu blog. Emm seguida aconteceu um incidente que você pode comprovar. Até entrou em minha defesa e tudo mais.

Bem... Acho que a inveja é uma merda mesmo! Você escreve bem! Adoro seu blog, seus textos me fazem pensar, são objetivos, claros, com bons argumentos e isso incomoda a muita gente!

Cada vez que leio um novo post seu, vejo que você tem reações parecidas com as minhas, pensamentos semelhantes e um deles cheguei a conversar agorinha contigo no msn e não vou colocar aqui... rs

Querido! No que precisar de mim para dar uma força e espantar os maus espiritos daqui, me diga!

Beijocas da BIAAAAANCA... ahahah... Adorei meu novo nome... rs

Edilson Cravo disse...

Mto bacana seu desabafo. Graças a Deus não sou alvo de comentários maldosos e neste 1 ano de blog tenho colecionado grandes amigos além de seguidores. Infelizmente precisamos conviver com a inveja alheia mas não se abale e nem dê atenção a gente menor. Nem sempre somos queridos e favoritados e a vida segue...rs
Continue com teu blog pois o conduz com dignidade e verdade. Abraços.

Lobo disse...

Comigo nunca aconteceu, isso de agressões. Mas tenho medo da hora que isso venha a acontecer. Essa coisa gratuita. Sei lá, eu não faço nada pra ninguém, então porque né?

Agora, essa coisa de muito seguidores é dramático. Quando se tem muita gente, dar atenção a todo mundo é muito difícil. Tenho medo de chegar nesse ponto em algum momento, fico meio frustrado quando não sou correspondido...

Um beijo Rafa!

Ana Flávia disse...

Ah!! Sempre postava como F. pq não tinha blog, e por isso vc não ia saber quem era a pessoa que entra religiosamente no seu blog!
Depois de um tempo passei assinar meu nome Flávia, mas hj vou assinar completo ANA FLÁVIA, e mesmo qdo postava anonimamente sempre eram elogios, acho que a pessoa é quem manda em seu blog, se vc não gosta fecha e vai p outro! Claro que posso descordar, mas não preciso ser mal educada( coisa q odeio em uma pessoa!)
Mas concordo que o seu blog é inspiração de dia feliz, ( mesmo qdo está bravo!!rs),tem jeitinho aconchegante de colo esse seu espaço!
E nunca para de postar viu??
Beijos e ótima sexta!

Marcia disse...

Rafinha amigo,

Vc é demais! E eu sou fã da Dama, acho ela ma-ra-vi-lho-sa e tenho muitas afinidades com o que ela posta e sou tão fã da "Bianca", que A-mo quando ela passa lá no meu blog e deixa recadinhos, fico me achando, olha que boba eu? rsss Bem, inveja é uma M$#%$#%$ e para os invejosos, as batatas, o universo conspira, lei física a cada ação uma reação igual e contrária e na mesma intensidade, então todos os babacas de plantão receberão o que estão distribuindo!
Uma beijoca beeemmmm grande para você e uma sexta SHOWWW!!! SMACK! SMACK!!

Lua Nova disse...

Se não concordo com o conteúdo de um blog, não o frequento. É muito, muito raro isso acontecer, mas é a única atitude que me parece cabível no caso de ser impossível aceitar. Qualquer outra atitude considero irracional, inaceitável. Respeitar o direito de cada um é o mínimo que podemos fazer como seres relativamente inteligentes e educados.
Enfim, nunca tive problemas na blogosfera e espero jamais tê-los.
Quanto a vc, Rafael, gostei de vc desde sempre e comungo com sua maneira de pensar e, consequentemente, sentir. Já frequento seu blog há muito tempo apesar de segui-lo há pouco.
Bom, encontrar gente como vc, o Paulo, o Lobo, o Saulo e muitos outros, que eu considero pessoas interessantes, mas principalmente, inteligentes.
Beijokas e uma semana linda pra vc.

Sandra disse...

Oi, Rafa!

Comentários anônimos são muitos. Quase todos os dias eu os encontrava no meu blog. Por isso eu passei a moderar.
Sempre ofensivos, depreciativos, cheios dos piores palavrões e ofensas possíveis. Até semana passada eu ainda recebia... mas cansei. Não permito mais comentários anônimos. Qualquer praga do Egito que quiser me ofender, que o faça, mas vai ter q ter coragem de deixar lá nome e e-mail.... rs

Beijos!