E O POVÃO VOTOU

Serei retóricos e falarei de eleição.

Não vou me estender muito, apenas quero comentar que nesse país tão desigual, tão cheio de folclóricos candidatos, neste domingo imperou a ordem, a democracia e capacidade de organização numa eleição totalmente digital. Somos os únicos no mundo a ter um resultado tão rápido e irrefutável dentro do cenário democrático mundial. Poucas coisas me orgulham nesse país, mas isso é algo que admiro. A vontade de milhares de eleitores, muitos analfabetos, de expressar sua vontade política, mesmo que essa seja para dar maioria aqueles que não são capacitados para governar, prevaleceu. Se os eleitos são ou não habilitados, já é outro assunto.

Penso em como uma pessoa já com idade avançada e sem nenhum acesso a computadores consegue sentar-se a frente de uma urna e votar. Duas respostas me vêem a cabeça. A maioria do povo brasileiro, do mais rico ao mais miserável tem um celular...rs. Isso no meu ponto de vista ajuda. Segundo, cirnaças acompanham as eleições e assimilam as propostas, os slogans mais facilmente que nós adultos.

Exemplo disso foi minha sobrinha de 7 anos que acompanhou a mim e minha irmã ontem ( votamos na mesma sessão). Não havia fila, entramos e esperamos uma mocréia burra que estava sentada já na urna, sem saber em quem votar. De lá ela gritava. Qual o numero da Marta, não me lembro? Causando constrangimento nos mesários que não podiam se manifestar. A única pessoa dentro da sessão eleitoral que soube responder foi a pequena. Ao me acompanhar a votação me ajudou a escolher candidato ao senado, já que não aceitava legenda. É o futuro da país.

Aguardemos o segundo turno. Por enquanto não quero fazer campanha...rs

Abração a todos, e boa semana.

13 comentários:

David® disse...

Já dizia a música "I believe the children are our future..teach them well and let them lead the way.."

abra~ção

Lila disse...

Bom dia querido...

Trabalhei nas esleições, mais uma vez,ganhei 20 conto ( rs ), um almoço horrível, toddynho, bombom e maça....mas ó, a criançada participou efetivamente, por isso, teimo em achar que um dia as coisas irão melhorar. Críticas, muitas...mas, no momento prefiro não expo-las...vamos aguardar.
Semana tranquila pra ti.

Bjs meus !

Karina disse...

Fiquei extremamente surpresa (positivamente)ao ver que figurinhas já famosas não entraram, como o Genoíno, a Heloísa Helena, Luciana Genro, Marco Maciel, Rigotto, Arthur Virgílio, Heráclito Fortes, etc. Mas o melhor mesmo foi saber que pelo menos, o Netinho não foi eleito senador. Bjs, Karina.

Unknown disse...

Quando eu era mesário eu ajudava os velhinhos a votar sim, inclusive apertando os botões pra eles! Porque se não... :-)

Mas tem melhorado. Na próxima quero votar pelo controle remoto da tv!

Três Egos disse...

pois é, o voto eletrônico é mto prático mesmo. este ano eu fui justificar o voto e basicamente é apenas preencher 2 vezes o nome e o nº do título. e não é que tinha gente que demorava mais q 10min para fzr isto? confesso q fikei meio impaciente de esperar a caneta e da próxima vez q for justificar levarei minha própria caneta... rsrsrssr

abraço!

Maria Ribeiro disse...

JAMAL: te visito em dia pouco conveniente, pois estão ainda quentes as vossas eleições!
volto outro dia...
Abraço de
LUSIBERO

Autor disse...

Devo dizer que estou PUTO da vida por ter de votar de novo no dia 30?
Sou desses.

Edilson Cravo disse...

O povo exerce a democracia na hora do voto e elege aquele que melhor "parece" com a identidade dele. O que fazer? Rezar e pedir a Deus que nos proteja...rs. Abraços e ótima semana.

Vanessa Anacleto disse...

Votamos, agora vejamos o que acontece.

Estou com uma nova edição do concurso de contos no blog. Convido para conhecer e , se achar interessante, divulgar em seu blog.

Muito obrigada

Lobo disse...

É engraçado de ver como que as crianças ficam todas animadas com aquela urna, que a gente fica menos de 1 minuto uma ou duas vezes a cada dois anos XD.

Abração Rafa!

Lis disse...

Eu gostei de algumas coisas nestas eleições, com certeza a eficiência é uma delas e a saida de politicos que estão há seculos ocupando as cadeiras do Estado como Artur Vigilio é outra.
Democracia é isto, exercer o direito de escolher quem quiser.
Gostei do seu blog...
Bjusssssss

Marcos disse...

O que a mulher estava fazendo sentada em cima da urna?

Realmente o Brasil da show em equipamento para votação... so gostaria que fosse o inverso... equipamento antigo e candidatos novos... e eficientes.

Abçs

Antonio de Castro disse...

será q a maioria da população tem celular?

minha amiga foi mesária e viu uma situação constragedora d um senhor q não sabia usar a urna, pedia ajuda pq era analfabeto, mas ninguém podia ir para trás da urna com ele pra ajudar. imagina quantos mais?

será q essas pessoas querem mesmo votar ou são mais uns obrigados.

um dia eu ja fui o futuro do país e queria votar tb. hj eu vou lá contra-vontade e anulo todos os meus votos. as coisas mudam. e como mudam...